O Seminário Internacional Educação Filosofias Infâncias: Filosofar com infâncias: resistir na escola começa nesta quarta-feira, à noite, no auditório do Ceunes. A conferência de abertura está marcada para 19h30, com o professor Dr. Walter Omar Kohan, da Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj) e Universidade de Colúmbia Britânica, de Vancouver, no Canadá. As atividades oficiais iniciam às 16h, com credenciamento, seguido de acolhida cultural (18h), formação de mesa da solenidade e lançamento de livros (19h).
Os livros a serem lançados no seminário são A escola dos sentimentos (Giuseppe Ferraro), Ensino de Filosofia, Escola, Infâncias (Jair Miranda de Paiva) e Manifesto por uma escola filosófica popular (Maximiliano Lionel Durán e Walter Omar Kohan). O professor Walter Omar Kohan também participa de uma vivência filosófica com professores de Filosofia e pedagogos da rede municipal de ensino, a partir de 8h desta quarta-feira, no Bosque da Praia.
“Este seminário vem coroar um trabalho da educação de São Mateus, quando nos levantamos para lutar contra uma educação alienante e opressora, admitindo as experiências filosóficas e a educação emancipadora desde 1998. O segundo é que o seminário coloca os olhos de vários lugares do Brasil e do Mundo sobre nós, sobre as nossas experiências, sobre as nossas lutas, sobre as nossas resistências” – frisou a coordenadora do seminário Ana Paula da Rocha Silvares, coordenadora de Filosofia das Crianças da rede municipal de ensino. Ela definia os últimos detalhes nesta terça-feira com a equipe da Secretaria Municipal de Educação.
O seminário é realizado numa parceria da Secretaria Municipal de Educação, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Faculdade Vale do Cricaré (FVC).
Programação até sábado
A programação do Seminário Internacional Educação Filosofias Infâncias: Filosofar com infâncias: resistir na escola prossegue até sábado. Na quinta-feira, as atividades acontecem na Faculdade Vale do Cricaré: 18h – apresentação cultural; 19h30 – conferência: El Filosofar del/la Maestro/a Como Condición de Posibilidad de Otra Educación, com a professora Dra. Laura Agratti (Universidade de La Plata, Argentina).
Na sexta-feira, as atividades retornam ao Ceunes, onde a partir de 7h30 tem simpósios, minicursos e oficinas, pela manhã e à tarde. Às 19h tem apresentação cultural e às 19h30 a terceira conferência, que será ministrada pelo professor Giuseppe Ferraro (Università Federico II di Napoli). A programação será encerrada sábado, pela manhã no Ceunes, a partir de 8h, com simpósio e sessão de organização de campo de pesquisa.
Professores destacam a importância do seminário
Professores ressaltam a importância do Seminário Internacional Educação Filosofias Infâncias: Filosofar com infâncias: resistir na escola. O professor Jair Miranda de Paiva, do Ceunes, reforça que a filosofia da educação e infância leva a uma perspectiva de protagonismo das escolas, dos professores e dos alunos.
Jair frisa que é uma área nova de conhecimento, surgida nos Estados Unidos, por meio de Matthew Lipman, que visa discutir as questões fundamentais do ser humano, as questões éticas, morais, as questões sociais, as questões das artes, da sociedade, dentro da escola. “Tornar a escola um ambiente que ele chama de comunidade de investigação, de pensadores”, ressalta.
O professor do Ceunes salienta que o seminário tem a perspectiva de formação filosófica e formação dos professores da educação básica. O professor José Luiz Viana Nery, coordenador dos cursos de Pedagogia e de História da FVC, ressalta que o seminário contribui para a formação de acadêmicos que estão ingressando na área da educação e a formação continuada dos professores. “O tema é muito relevante porque não é discutido cotidianamente no ambiente escolar”, enfatiza.