A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) realizou, nesta terça-feira (5), o Seminário de Turismo do Espírito Santo, debatendo o tema Desafios para integração da Gestão do Turismo público-privada. O evento foi realizado na sede do Sebrae, em Vitória.
Estavam presentes na abertura do Seminário o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago, secretários de estaduais, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos.
“Esse Seminário de Turismo busca a integração, que é um desafio. É um evento que busca atuação construtiva e cooperada para superar a competição. Além disso, o fato de ter sido marcado no Dia Mundial do Meio Ambiente tem tudo a ver, pois está relacionado com a indústria do turismo, uma indústria 4.0 com grande potencial para ser desenvolvido em nosso Estado” – analisou o governador Paulo Hartung.
“Queremos trazer turistas para nossas montanhas e praias. Em uma data como hoje, temos que ter essa clareza de integrar nossas ações com os recursos ambientais. No Estado temos os programas Águas e Paisagens e o Reflorestar. Ações importantes que cuidam do nosso Caparaó e também na preservação da cobertura florestal em nosso Estado” – ressaltou.
Paulo Hartung também falou das ações de infraestrutura do Governo para potencializar o turismo e citou como exemplo a modernização da rodovia de acesso a Itaúnas, da Estrada Parque que vai interligar a BR-262 até Pedra Roxa, em Ibitirama, no Caparaó Capixaba.
O governador também destacou a importância das influências culturais e mencionou como referência a influência Jesuíta no Estado. “O restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, o próprio Palácio Anchieta, em Vitória, a região de Araçatiba, no interior de Viana, a Igreja dos Reis Magos, na Serra… Se conectarmos esses feitos jesuítas teremos uma nova rota de turismo nacional e internacional em nosso Estado” – ponderou.
Paulo Renato Fonseca Júnior, secretário Estadual de Turismo, destacou o trabalho em conjunto. “Os setores público e privado têm que trabalhar juntos. Se o governo investe no turismo, o privado também tem que estar interessado em desenvolver o destino. Vamos estimular essa integração. A equipe da Setur será ágil em ajudar a conduzir o turismo do Espírito Santo ao seu patamar potencial” – explicou.
O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, Rogério Coser, participou do evento como palestrante a convite da Setur. “O Ministério do Turismo veio para colaborar, fomentar e auxiliar para que o turismo seja realmente um desenvolvedor e consiga fazer geração de emprego, renda e inclusão social”, afirmou.
Gustavo Arrais, secretário de Turismo de Minas Gerais e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), também esteve presente a convite da Setur. “Minas Gerais está trabalhando o turismo como produto, temos que ter o que vender claramente para o comprador, por isso vim falar sobre posicionamento de marca, competitividade, como fidelizar o turista, como montar um produto turístico, para o trade do Espírito Santo”, relatou.
O Seminário
O objetivo do Seminário é mobilizar e promover a integração entre os setores público e privado, tendo o turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e emprego, e bem-estar do turista e do cidadão. A programação do evento contou com palestras e mesa-redonda.
A abertura aconteceu às 9h, com fala do secretário Paulo Renato, seguida da apresentação do secretário Estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos, com o tema “A importância da transversalidade nos investimentos para o turismo”. Depois, Rogério Coser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, falou sobre o Programa de Regionalização do Turismo.
Às 11h foi a vez da palestra “A gestão do turismo e o desenvolvimento das regiões”, com o secretário de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais. No início da tarde, às 13h, a supervisora de eventos da ABAV Nacional, Jerusa Hara, falou sobre a Feira das Américas 2018.
Seguindo a programação, o secretário Paulo Renato apresentou as ações estratégicas da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo. Depois foi iniciada uma mesa-redonda com todos os presentes. Encerrando o evento, a equipe da Gerência de Gestão do Turismo da Setur-ES falou sobre o Cadastur.
O Seminário de Turismo do Espírito Santo é voltado para secretários municipais de turismo, representantes das instâncias de governança estaduais e empresários do setor privado do segmento.