Nos dias 18 e 19 de novembro, mais de 740 prefeitos e prefeitas de Municípios da Região Nordeste (exceto Maranhão e Piauí) e dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo foram capacitados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A segunda edição dos Seminários Novos Gestores recebeu mais de 1,2 mil participantes para dois dias de imersão em temas de interesse da administração municipal.
A programação abordou os principais desafios da gestão municipal e apresentou mecanismos viáveis para um mandato bem-sucedido. A história do movimento municipalista foi relatada pelo presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, que também fez questão de destacar aos novos prefeitos os quatro pilares que sustentam a entidade: independência financeira, apartidária, de governo e capacidade técnica. “A CNM prima por sua autonomia e sua independência financeira e se essa entidade está esse tempo na defesa dos Municípios é por conta disso e dos mais de 5,2 mil prefeitos que confiam no nosso trabalho”, relatou o presidente durante o evento.
Um dos destaques do evento foi a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que reforçou a importância da CNM para a causa municipalista. “A CNM é uma entidade séria, o presidente Paulo Ziulkoski defende as pautas dos Municípios com muita firmeza, principalmente dos menores”, discursou.
Ele avaliou que houve avanço na discussão de políticas públicas que beneficiam os Municípios e se comprometeu a pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 na Câmara, uma das pautas prioritárias da entidade. Chamada pela Confederação de PEC da Sustentabilidade, a proposta abrange diversas medidas que focam em promover mais equilíbrio econômico às contas públicas.
Conhecimento técnico
Temas do cotidiano do gestor municipal foram apresentados pela equipe da CNM aos participantes nas mais de 20 palestras durante os dois dias de evento. Além disso, os gestores tiveram acesso a um panorama do Executivo Municipal contendo as informações que serão essenciais para o início da gestão e também puderam esclarecer dúvidas com os especialistas da Confederação.
A Coletânea do Prefeito, contendo cartilhas nas áreas essenciais para a administração municipal, foi entregue para os gestores filiados. A Carteira Nacional de Prefeito, com a validade para a partir de 1º de janeiro, foi confeccionada para cada um dos novos gestores presentes. “Diante de tantos desafios, a participação dos eleitos no Novos Gestores é um norte fundamental para uma gestão mais eficiente e que melhore efetivamente a vida das pessoas”, defendeu o presidente da CNM.
O Seminário Novos Gestores foi dividido em quatro edições para qualificar todos os prefeitos do Brasil. A primeira, nos dias 5 e 6 de novembro, qualificou representantes de Municípios do Norte, Centro-Oeste, Maranhão e Piauí. Ainda este mês as Regiões Sul e o restante dos Estados do Sudeste também receberão as qualificações. Saiba mais em novosgestores.cnm.org.br.
Foto do destaque: Divulgação