Segundo dia do tríduo pascal (período compreendido entre a tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa), a Sexta-feira Santa é a data da celebração da Paixão do Senhor. Em São Mateus, os fiéis católicos terão à disposição 10 celebrações neste dia, às 15h, em comunidades distintas. A programação foi apresentada à Rede TC de Comunicações pelas cinco paróquias instaladas no Município.
A Paróquia São Mateus preparou duas celebrações da Paixão do Senhor, às 15h desta sexta, uma na Catedral e outra na comunidade de Nossa Senhora de Fátima. A Paróquia Santo Antônio também programou duas celebrações no mesmo horário, uma no Centro Paroquial São Daniel Comboni e outra na comunidade São João Batista.
Ainda na Paróquia Santo Antônio, a programação deste dia terá Via Sacra, às 6h, na comunidade São José Operário, além da encenação da Paixão de Cristo, às 19h30, pelo grupo Arte Cultural Ascensão, no Bairro Santa Teresa (Ponte).
Já a Paróquia São Daniel Comboni (Guriri) realizará a celebração da Paixão do Senhor, às 15h, na Matriz e na comunidade São Judas Tadeu. Por sua vez, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo horário, terá uma celebração na comunidade de referência Santo Frei Galvão.
Mais nova no Município, a Paróquia de Nestor Gomes, São Lucas Evangelista, preparou a celebração para as comunidades Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Mateus, também às 15h. Neste mesmo dia, haverá ofício das sete palavras de Cristo na cruz, cântico de Verônica e procissão com Cristo Morto, às 19h, nas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Penha.
DOMINGO DE RAMOS
A programação da Semana Santa nas paróquias iniciou no Domingo de Ramos, no dia 13 de abril, e desde então, diariamente, vem ocorrendo celebrações. Por exemplo, na quarta-feira (16), a Paróquia São Mateus realizou a procissão do Encontro, com os homens saindo da Comunidade São José e as mulheres partindo da Matriz. Os grupos se encontraram na Catedral, onde foi realizada uma missa.
Celebrações em Sábado de Aleluia
O Sábado de Aleluia é o dia em que a Igreja católica celebra a Vigília Pascal. Neste sábado (19), a Paróquia São Mateus realizará as celebrações às 19h, na comunidade de Fátima e na Catedral. A Paróquia Santo Antônio, por sua vez, realizará três vigílias, às 19h, no Centro Paroquial São Daniel Comboni e nas comunidades São João Batista e São Pedro.
A programação da Paróquia Guriri reserva duas missas da Vigília Pascal, às 19h30, na Matriz e na comunidade São Judas Tadeu. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a celebração acontece às 19h, na comunidade de referência Santo Frei Galvão.
Já na Paróquia São Lucas Evangelista, o Sábado de Aleluia terá missa nas comunidades de Santa Terezinha do Menino Jesus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, além de celebração da Palavra na Comunidade São Bento, no mesmo horário.
Missas no Domingo de Páscoa
O Domingo de Páscoa é o dia de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Para esta data, a Paróquia São Mateus organizou oito missas e duas celebrações da Palavra. As missas estão programadas para acontecer na Catedral (5h, 10h e 19h) e nas comunidades São Bartolomeu (7h), São José, Lar dos Velhinhos (15h), Menino Jesus de Praga (17h) e São José de Anchieta (19h). As celebrações da Palavra serão nas comunidades São João (10h) e Santa Luzia (19h).
Na Paróquia Santo Antônio, a programação de Páscoa terá missas na Matriz (7h30 e 19h) e nas comunidades Santíssima Trindade (7h30), São Paulo (9h30) e Nossa Senhora Aparecida (19h).
A Paróquia de Guriri terá quatro missas na Páscoa, sendo elas na capelinha do balneário (5h) e nas comunidades São José (8h), Nossa Senhora Aparecida/Gameleiras (10h) e Santos Reis (10h). Também estão programadas duas celebrações da Palavra, na comunidade Bom Jesus (10h) e na Matriz (19h).
Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a programação conta com uma missa, às 8h, na comunidade de referência Santo Frei Galvão. A Paróquia São Lucas Evangelista preparou duas missas, nas comunidades Nossa Senhora da Penha (5h) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (8h). Na mesma paróquia, ainda haverá uma celebração da Palavra, às 8h, na comunidade São Pedro.
Foto do destaque: Pascom-Paróquia São Mateus/Divulgação