Desta vez, sem a grande mobilização na confecção dos tradicionais tapetes nas ruas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a programação de Corpus Christi nas paróquias de São Mateus será marcada por missas, com público reduzido, e, em alguns casos, com carreatas e bênção com o Santíssimo.

Na Paróquia São Mateus, haverá três missas. Às 8h serão realizadas duas celebrações: uma na Comunidade de Fátima-Ideal, com o padre Edivaldo, e outra na Comunidade São Bartolomeu, na Aviação, com o padre João Batista. Às 16h acontece missa na Catedral com o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, concelebrada pelos padres Edivaldo e João Batista. Após a celebração na Catedral haverá uma carreata nos bairros.

O pároco de São Mateus e vigário-geral da Diocese, Edivaldo Luís Klipel, acrescenta que haverá cultos nas demais comunidades da Paróquia com a participação limitada a 300 fiéis em razão da pandemia.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora programou uma missa às 18h, na comunidade de referência Santo Frei Galvão, no Bairro Jaqueline, presidida pelo padre Vagner Carini. Depois tem carreata com a benção com o Santíssimo. As demais comunidades da Paróquia celebrarão cultos também com público reduzido.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em operação contra fake news eleitoral

PARÓQUIA GURIRI

A Paróquia São Daniel Comboni, em Guriri, programou quatro missas. Às 9h serão realizadas celebrações na Comunidade Sagrada Família, na Areinha, com o Padre Moacir, e na Comunidade São José, no Nativo, com o padre Jonathan. Às 18h a celebração acontece na Matriz, em Guriri, com o padre Jonathan, e em Nossa Senhora Aparecida, no Mariricu, com o padre Moacir. Em decorrência da pandemia, haverá um pequeno tapete somente defronte à Matriz.

PARÓQUIA SÃO LUCAS

Três missas serão realizadas na Paróquia São Lucas Evangelista: às 8h, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; às 11h, na Comunidade São Sebastião; e às 17h, na Comunidade Bom Jesus dos Mártires. As celebrações serão presididas pelo padre Maickon Montovanelli. Após cada missa acontece a bênção com o Santíssimo. Cada comunidade também deve confeccionar um pequeno tapete somente defronte aos templos.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

A Paróquia Santo Antônio preparou cinco missas. A primeira está programada para as 7h, na Comunidade Maria Mãe dos Pobres, no Bairro Bom Sucesso, com o padre Patric Wanderley. Às 10h, na Comunidade São João Batista, no Bairro Litorâneo, a missa será celebrada pelo padre Dener, e em Nossa Senhora de Fátima, no Dilô Barbosa, pelo padre Patric. Às 19h a programação inicia na Matriz Santo Antônio, como o padre Dener, e na Comunidade São Pedro, também com o padre Patric.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

Algumas comunidades devem produzir pequenos tapetes e não haverá carreatas.

JAGUARÉ

A Paróquia São Cipriano, em Jaguaré, programou três missas na Matriz: 7h30 (padre Amarildo), 10h (padre Éder) e 18h (padre Éder). Em razão da pandemia, neste ano não haverá a produção do tradicional tapete no centro da Cidade. Também não está prevista carreata. As celebrações acontecem com ocupação de 30% da capacidade dos templos.

 

Foto de destaque: Paróquia São Mateus/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here