Em entrevista à Rede TC na noite desta quarta-feira (25), o senador Ricardo Ferraço confirmou que o PSDB fará coligação com o ex-governador Renato Casagrande (PSB), pré-candidato ao Governo do Estado. Ricardo e o vice-governador César Colnago (presidente estadual do PSDB) estiveram com o ex-governador de São Paulo e pré-candidato a Presidente da República Geraldo Alckmin, em reunião em Brasília. Os dois transmitiram as informações das articulações no Espírito Santo e, segundo o senador, está mantido o acordo firmado entre o PSDB e o PSB para as candidaturas de Renato Casagrande (governador) e Ricardo Ferraço (Senado).
PSD
As articulações do Partido Social Democrático e de outras legendas da base aliada voltaram a um quadro de indefinições. Em entrevista à Rede TC, o presidente estadual do PSD, Neucimar Fraga, chegou a classificar a situação como uma “volta à estaca zero”, após a confirmação de José Carlos da Fonseca Júnior, ex-secretário estadual da Casa Civil, de que Paulo Hartung reafirmou a aliados, pela manhã, que não será candidato à reeleição. “Zerou tudo de novo. Vamos recomeçar as conversas com todas as possibilidades” – salientou. Segundo ele, o foco do PSD, a partir de agora, passa a ser a eleição para deputado, estadual e federal.
Em entrevista por telefone à Rede TC, na tarde desta quarta-feira (25), Neucimar disse que, acompanhado do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, embarcava naquele momento para São Paulo, onde deverá se encontrar com Gilberto Kassab, presidente de honra do PSD, nesta quinta (26). Neucimar frisou que, na sexta-feira, quando retornar de São Paulo para Vitória, deverá definir o posicionamento da legenda no Estado. “A gente quer fazer uma aliança onde os nossos candidatos tenham um quadro que permita a eles competir”.
Neucimar frisou ainda que lamenta que o governador Paulo Hartung não tenha acatado o manifesto dos partidos para disputar a reeleição, unificando o grupo político. “Mas respeitamos a sua posição, de quem já governou o Estado por três vezes e com certeza escreveu o seu nome na história política do Espírito Santo”, complementou. Ele acenou que o PSD não descarta apoio a nenhum dos nomes que pretendem disputar o Palácio Anchieta e que está apto a conversar com todos.
Ainda nesta quarta, o PSD voltou a se reunir com a senadora Rose de Freitas para discutir a possibilidade de apoio. Mas o partido não descarta entendimento com o PTB do professor Aridelmo Teixeira. Presidente do PTB, Serjão Magalhães reitera que o partido continua com pré-candidato ao governo estadual.
ALERTA
Na terça-feira (24), o governador Paulo Hartung havia sinalizado a presidentes de partidos que poderia reconsiderar a decisão de não se candidatar à reeleição, anunciada no dia 9. O novo anúncio desta quarta, feito por José Carlos da Fonseca Júnior, deixou o cenário político capixaba, novamente, em alerta.
Outra fonte disse que o governador, além de comunicar que permaneceria fora da disputa, renovou a orientação aos partidos para que busquem as convergências possíveis a fim de atender aos interesses das legendas aliadas.