A Cidade de São Mateus recebe, deste sábado (2) até terça-feira (5), na Faculdade Vale do Cricaré (FVC), o 39º Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo. O retiro em período de Carnaval é realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo e a perspectiva é de reunir 600 adolescentes e jovens, de 13 a 24 anos.
Coordenador da Mocidade Espírita Antônio de Pádua, de São Mateus, Vagner Boroto Beltrame ressalta que é a primeira vez que a Cidade recebe o encontro, que geralmente era realizado em Vitória e nas três edições mais recentes aconteceu em Guarapari (duas vezes) e Cachoeiro de Itapemirim. O tema é Plus Ultra – A vida no mundo espiritual.
Vagner explica que a expressão plus ultra significa mais além e frisa que era o lema na Espanha no período de explorações e descobertas territoriais. A vida no mundo espiritual é o título dado à coleção de livros do espírito André Luiz, cuja a primeira obra Nosso lar completa 75 anos, psicografada por Chico Xavier. “A gente entende que ele nos apresentou um novo mundo, várias descobertas, aí a gente faz uma analogia com as descobertas territoriais”, afirma Vagner, explicando que este é o foco de estudos do encontro.
Os participantes chegam às 14h deste sábado (2) e a programação se estende até 22h de terça-feira (5). As atividades começam domingo às 8h e terminam sempre às 22h. Todos ficarão alojados no local.
Vagner salienta que o objetivo inicial é proporcionar ao jovem espírita uma opção ao Carnaval de rua, oferecendo estudos à luz da doutrina espírita, atividades artístico-doutrinárias, como dança, música, teatro, integração e oficinas. Estarão presentes o Grupo Anima de Teatro Espírita, o Grupo Espírita de Dança Reforma Íntima e a Equipe Um Som (música).