SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 256 mortes pela Covid-19 e 18.247 casos da doença, nesta sexta-feira (6). Com isso, o país chegou a 162.035 óbitos e 5.632.505 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Por causa do apagão que afeta o Amapá, o estado não enviou os dados relacionados à Covid-19. Amazonas, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo alegaram problemas técnicos e também não divulgaram os números.

Na última madrugada, sistemas do Ministério da Saúde foram desfigurados por hackers. O caso acontece em meio a uma onda de ataques virtuais que atingiu o governo do DF e o STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

Em nota, a pasta disse que “identificou incidente em páginas web, o que desconfigurou layouts” e que elas estão sendo reestabelecidas.

“Não foram afetados os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas”, disse.

“O Ministério da Saúde está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (8)”, informou.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O jornal Folha de S.Paulo também divulga a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, sem os dos seis estados que tiveram problemas, a média de mortes nos últimos sete dias é de 353, o que representa um cenário de queda em relação à média de 14 dias atrás. Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média e estabilidade.

Até quarta-feira (4), todas as regiões do país apresentavam queda da média móvel de mortes. Nesta quinta, porém, Nordeste e Sul entraram em estado de estabilidade da média.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here