Sem apresentar qualquer solução para as dificuldades que segurados de São Mateus estão passando em relação ao agendamento de perícias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) respondeu à Rede TC de Comunicações apontando apenas que a segurada que procurou a Reportagem teve reagendada, para Montanha e em novembro, o atendimento dela.

Segundo o Instituto, esta data, 1º de novembro, é mais próxima que a disponibilizada na agência de São Mateus. Apenas após passar pela perícia do INSS o segurado tem direito a receber, por exemplo, o auxílio-doença, pago aos trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias.

E foi o que constatou a segurada. Ao tentar fazer novo reagendamento para São Mateus por meio do aplicativo Meu INSS, conforme orientado pelo próprio Instituto, ela não conseguiu nenhuma data disponível para este ano. “É um descaso total com a situação do segurado que contribui com a Previdência Social. Sinto que a gente paga por um serviço e quando precisa, somos tratados de forma diferente de um ser humano. Eles não têm nenhuma consideração pelas dores do povo” – lamentou a mateense.

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Ela afirma que outras pessoas também estão passando por situação ainda pior. “Tem gente que está há um ano esperando pela perícia, não consegue receber da empresa em que trabalha porque não passou pela perícia do INSS. Também não recebe o auxílio-doença. Então, se não tiver um amparo muito forte, passa fome” – lamenta a segurada.

 

ENTENDA

 

São Mateus – A moradora de São Mateus procurou a Rede TC de Comunicações nesta semana e relatou as dificuldades que está encontrando no agendamento de perícia e atendimento pelo INSS. Mesmo com uma agência em São Mateus, a contribuinte que solicitou a perícia ainda em 2021, conseguiu agendamento apenas para 24 de maio deste ano.

Porém, o perito não a atendeu e ela foi informada por uma estagiária que a data foi remarcada para este mês, só que na cidade de Montanha. Inconformada, a segurada questionou a mudança de localidade e foi orientada a tentar reagendar pelo telefone 135, um dos canais de atendimento do INSS. No entanto, ela não conseguiu realizar o reagendamento, que permaneceu em Montanha.

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Em mais uma tentativa de ser atendida na cidade onde mora, em São Mateus, ela tentou remarcar a perícia. Novamente o reagendamento foi feito, porém para o dia 1° de novembro, também em Montanha.

A segurada afirma que o deslocamento até Montanha é inviável, pois geraria gastos com transporte e alimentação, além da perda de um dia de trabalho.

A mateense conta que em agosto de 2021, por conta de problemas de saúde, precisou se afastar do trabalho, a princípio por 30 dias. Mas como não conseguiu acesso à perícia do INSS, a empresa em que trabalha enviou ao INSS um comunicado informando que ela retornou às atividades laborais após o afastamento por 30 dias.

No entanto, ainda não conseguiu receber do INSS o auxílio-doença. Para a segurada, a falta desse dinheiro atrapalha muito a vida financeira dela. “Bagunça o nosso planejamento financeiro. Me afastei em agosto de 2021 e agora com essa nova data vai passar de um ano de espera e, mesmo sendo segurada, não tenho nenhuma garantia se vou receber”.

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Foto do destaque: Divulgação

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