O vereador Wanderlei Segantini disse que os atos que culminaram na eleição dele para presidente da Câmara de São Mateus ocorreram dentro da legalidade. Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ele disse entender que, como Wap Wap, o vereador mais velho, teve que se ausentar alegando problemas de saúde, o segundo vereador mais velho, Vilmar do Seac, abriu e presidente uma nova sessão, “conforme o Regimente Interno da Casa”.
Desta forma, ele frisa que é o presidente da Mesa Diretora, mas entende que os vereadores têm o direito de, querendo, contestar. “O Wap Wap é um vereador, gosto dele, a gente tem que ter uma amizade. Já foi empossado o presidente. Quem empossa presidente é o mais velho da Câmara. Como o mais velho passou mal, assume o segundo mais velho. Então continuou a sessão para empossar o presidente. Mas, se ele achar que houve outra questão, ele vai ter que protocolar na Câmara um documento, ou fazer uma petição judicial e pedir… Mas não tem problema nenhum se tiver outra posse. Recebo com carinho. Acho que não tem que ter guerra na Câmara, tem que ter paz e a cidade tem que crescer” – afirmou.
Segantini disse ainda que Wap Wap era presidente interino até assumir o presidente eleito. “Quando ele desfaz a mesa, ele não é mais o presidente. Como ele passou mal, o segundo mais velho assume para dar posse ao presidente eleito. Só não tem a votação se não tiver vereador [quórum] em plenário. Como tinha sete vereadores, foi aberta a sessão e dada a posse ao presidente.
ENTENDA
Logo após a posse dos eleitos, no auditório do Sesc, aconteceria a sessão para a eleição da mesa diretora, presidida pelo vereador mais velho, que nesta legislatura é Wap Wap. No entanto, um tumulto ocorreu no momento que as autoridades deixavam a mesa de honra, com um grupo de vereadores exigindo a abertura imediata da votação, além de manifestação intensa do público.
Após alguns minutos da suspensão, Wap Wap reabriu os trabalhos e disse que diante do tumulto convocava sessão de eleição da mesa diretora para essa quinta-feira (2), na Câmara, e encerrou a sessão.
Wap Wap deixou o local, assim como os vereadores Cristiano Balanga, Isael Aguilar e Raphael Barbosa. Os sete restantes permaneceram, sendo eles: Wanderlei Segantini, Wan Borges, Isamara da Farmácia, Professora Valdirene, Branco da Penal, Vilmar do Seac e Schaeffer.
Com isso, o segundo vereador mais velho, Vilmar do Seac, reabriu os trabalhos, iniciando a sessão de votação. A chapa Juntos pela Reconstrução de São Mateus recebeu os sete votos. Desta forma, Wanderlei Segantini foi eleito nesta sessão como presidente da Mesa Diretora, tendo Wan Borges como vice-presidente e Isamara da Farmácia como primeira-secretária.
Antes de iniciar a sessão, o vereador Wanderlei Segantini frisava que era candidato a presidente da Câmara num grupo de seis, formado ainda por Wan Borges, Isamara da Farmácia, Branco da Penal, Vilmar do Seac e Schaeffer. Na votação, a vereadora Professora Valdirene também votou na chapa apresentada. “Estamos aqui para somar, não para diminuir”, disse Segantini.