A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) lança na terça-feira (23) o Escritório Avançado da Secretaria e o Gabinete Itinerante em Conceição da Barra. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela Assessoria de Comunicação da Secult, a ideia é descentralizar as políticas públicas da área de cultura e aumentar a capilaridade e os acessos dos fazedores culturais.

O Gabinete Itinerante passará pelas quatro macrorregiões do Espírito Santo promovendo diálogos. Já o Escritório Avançado é a primeira base externa da Secult e funcionará em dias úteis das 8h às 17h.

“O Governo do Estado tem papel fundamental na parceria com os municípios e na integração e valorização da cultura em todo território capixaba, não só no financiamento de projetos, grupos, eventos e reformas, como já vem fazendo, mas também na articulação de ideias e tecnologias sociais que possam incluir políticas culturais nas pautas dessas cidades”, explica o secretário Fabricio Noronha.

GABINETE ITINERANTE
Conforme explica a Secult, o Gabinete Itinerante da Cultura é uma ação ligada à construção da política de desenvolvimento regional do governo do Estado. “Além disso, faz parte das metas do Plano Estadual de Cultura criar políticas que intensifiquem a presença da secretaria no interior do Estado. A princípio, o gabinete passa pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Estado”.

Após passar por Conceição da Barra, o Gabinete Itinerante vai para Cachoeiro de Itapemirim, dia 3 de maio. Dia 14 de maio, a região central do Estado será atendida em João Neiva. Já no dia 23 de maio, o Gabinete Itinerante chega a Santa Teresa, macrorregião metropolitana.

Na agenda aberta para a sociedade civil estão previstas capacitações e atendimento ao público. Nas cidades, a equipe da Secult se reunirá também com as equipes das prefeituras.

ESCRITÓRIO AVANÇADO
De acordo com a Secult, o primeiro Escritório Avançado ficará localizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Conceição da Barra, e o responsável é o servidor Herialdo Plotegher, que já gerenciou as políticas de diversidade e cidadania da Secult.

Plotegher afirma que a articulação com os municípios do norte é prioritária para valorização do patrimônio material e imaterial da região. “O Ticumbi, por exemplo, é único no mundo e só existe no Sapê do Norte”, comenta. O escritório estará aberto para todos os municípios da região.

Vitória–ES

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here