A vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município e o secretário Henrique Follador garante que há doses suficientes para fazer o bloqueio viral em toda a população. De acordo com ele, além de disponibilizar a vacina nas unidades básicas, a Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para fazer a vacinação em empresas, por exemplo, mediante agendamento. Nesta quinta-feira, ação semelhante aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, com a vacinação de servidores municipais.

Ele frisou que essa medida é para atender às pessoas que não têm tempo de ir aos postos de saúde. O secretário informou ainda que as salas de vacinação das unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7 às 16 horas. De acordo com Henrique, além dos estoques para os protocolos de vacina que o Município já tem, o Ministério da Saúde também está enviando doses extras para reforçar a imunização da população.

A vacinação é feita também em ações extraordinárias, como a que aconteceu na semana anterior, na Praça Mesquita Neto e no Shopping São Mateus, no Centro, e, também, no Bairro Porto, conforme explicou o secretário. No entanto, ele afirmou que não há previsão de ações para os próximos dias.

Leia também:   Sindicato Rural emite nota de repúdio sobre ocupação de fazenda em São Mateus

Outra forma de vacinação extraordinária são os bloqueios virais, que ocorrem quando há um caso suspeito de sarampo. Henrique destacou que já foram feitas três ações deste tipo, em Itauninhas, no Bairro Vila Nova e na localidade de Coimex, com a vacinação de mais de 230 pessoas, entre parentes, vizinhos e pessoas do convívio dos únicos três casos investigados no Município até o momento.

De acordo com o secretário, dos três suspeitos, dois deram negativo para sarampo e um está sob investigação. Ele reforçou que os materiais para exame são enviados para a Secretaria Estadual de Saúde e apenas a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirma se é ou não sarampo, com o resultado demorando até uma semana para retornar a São Mateus.

Henrique lembrou que o Espírito Santo registrou apenas um caso confirmado de sarampo, em Cariacica.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here