A Secretaria Municipal de Saúde tem perspectiva de retomar a aplicação da segunda dose de vacina AstraZeneca nesta sexta ou sábado. O secretário Henrique Follador salienta a previsão está condicionada às novas remessas do imunizante ao Espírito Santo.

“A entrega da vacina está prevista para hoje no Estado, conforme informações do Ministério da Saúde”, detalha o secretário. De acordo com a Fiocruz, houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é importado da China e utilizado na produção das doses da vacina da AstraZeneca no Brasil. O problema ocasionou atraso na entrega para o Ministério da Saúde e, consequentemente, para os estados.

“Se Deus quiser, sexta ou sábado, se chegar ao Município, iniciamos a vacinação”, destaca Follador, salientando que não há alternativa de imunização para quem foi vacinado com a primeira dose da AstraZeneca.

“A segunda dose será de AstraZeneca para quem tomou na primeira. É assim com os demais imunizantes. A intercambialidade está sendo feita na dose de reforço apenas” – explica.

Leia também:   Festival do Caranguejo apresenta palestras, shows e degustação neste fim de semana em Campo Grande

O secretário frisa ainda que o Ministério da Saúde, os estados e municípios, criam estratégias para regularizar a situação o mais rápido possível, assim que chegarem os imunizantes. “Estamos seguindo as orientações do estado”, reforça.

Ainda de acordo com o secretário, em São Mateus, a fila para completar o esquema vacinal com o imunizante AstraZeneca já passava de 3.000 pessoas nesta semana.

 

SESA

A Secretaria Estadual da Saúde informou que o Espírito Santo receberia ainda nesta quinta-feira mais 108.280 doses de vacinas contra covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses da Pfizer/BionTech chegaram pela manhã e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) estavam previstas para chegar à noite, segundo a Sesa.

 

Foto do destaque: Divulgação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here