A secretária municipal de Educação, Simoni Casini, afirma que o foco da programação deste 7 de setembro é que seja “um desfile cívico”. Ela acredita que mais de 5 mil pessoas devem prestigiar as escolas e instituições presentes no desfile.
“O nosso foco é um desfile cívico, não é um desfile alegórico, ele tem um tema que é Somos todos Diversos, logo, vamos enfatizar a questão da diversidade e as escolas estão preparadas, com banda, baliza, alunos uniformizados, além das instituições” – reforça.
“Calculamos em torno de 5 mil pessoas, mas acredito que esse número seja ainda maior. Há muitos anos não acontece o desfile no município [desde 2020, ano de início da pandemia do novo coronavírus]. Para muitas crianças, vai ser a primeira vez que vão estar desfilando ou até mesmo vendo o desfile cívico no centro da cidade. Esses movimentos estavam acontecendo nos bairros, mas as escolas estão fazendo esse trabalho de civismo, de conscientização e amor à Pátria para retomar essa tradição” – frisa.
Simoni Casini destaca que uma das novidades neste ano é o desfile de carros antigos.
ESTRUTURA
De acordo com Simoni Casini, o palco começaria a ser montando ainda na noite desta sexta-feira, próximo ao Banco do Brasil. “O trânsito vai ser alterado. Após a montagem do palco, começamos a decoração para estar tudo pronto amanhã [hoje] cedo para o desfile” – afirma.
GRITO DO EXCLUÍDOS
Na tarde deste sábado, outra programação também marca o 7 de Setembro pelas ruas do centro de São Mateus. Trata-se do Grito dos Excluídos que está na 30ª edição. Com o tema Toda forma de vida importa, mas quem se importa?, o movimento é organizado em conjunto pelas paróquias São Mateus, São Lucas Evangelista, Nossa Senhora Auxiliadora, São Daniel Comboni e Santo Antônio.
A programação tem início às 15h, na Praça São Benedito, de onde os participantes saem em caminhada pelas ruas da área central da cidade até a Catedral. A caminhada acontece após a realização de atividades culturais com a participação de grupos da terceira idade e das crianças atendidas no Espaço Margarida Gerna, em Guriri.
Às 15h30, breve celebração com leituras encaminhadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) especialmente para o Grito dos Excluídos, momento em que o padre Moacir Pinto falará para os participantes. Na sequência, as paróquias iniciam a apresentação do primeiro dos seis eixos com temas específicos seguindo para a Catedral. No encerramento do encontro, show com Zé Vicente.
Foto do destaque: Divulgação