A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) participou, nesta segunda-feira (09), de reunião com prefeitos e suas equipes técnicas, para transmitir orientações sobre obtenção, aplicação e controle dos recursos provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fundo Cidades), do Governo do Estado. Neste ano está prevista a liberação de R$ 72 milhões do fundo, destinados a investimentos públicos municipais em várias áreas de infraestrutura consideradas prioritárias, especialmente em ações de reconstrução e prevenção de desastres.

Ao falar para os participantes, o secretário de Estado Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou a importância da medida adotada pelo Governo de disponibilizar recursos financeiros para os municípios, sobretudo aqueles que foram fortemente impactados pelas chuvas, visando a auxiliar as cidades especialmente na recomposição de suas infraestruturas.

Foto: Divulgação/SEP

Na reunião, realizada pela Associação do Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), no Centro de Vitória, coordenada pelo presidente da entidade, Gilson Daniel, a SEP divulgou uma cartilha digital contendo orientações sobre o Fundo Cidades, que foi criado em 2013 e permaneceu inativo na gestão estadual anterior, tendo sido reativado em fevereiro deste ano. O repasse dos recursos tem origem na compensação aos municípios que tiveram perda com a extinção do Fundo para a Redução das Desigualdades Regionais (FRDR).

O Fundo Cidades foi criado pela Lei Complementar nº. 712/2013 para financiar e fomentar os investimentos municipais em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional do Espírito Santo, via transferência de recursos aos municípios na modalidade fundo a fundo. Todo o trabalho de normatização, coordenação, acompanhamento e cooperação técnica é realizado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Entre outras informações, a cartilha explica que os recursos visam a apoiar os municípios na realização de investimentos nas áreas de Infraestrutura urbana e rural, Educação, Esporte, Turismo, Cultura, Saúde, Segurança, Proteção Social, Agricultura, Saneamento Básico, Habitação de Interesse Social, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade. E também em ações de prevenção em áreas de risco de desastres, ações de resposta e de recuperação/reconstrução em áreas atingidas por desastre, e em projetos relacionados ao programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Entre as informações fornecidas pelo gerente de Monitoramento e Avaliação da Subsecretaria de Orçamento da SEP, Felipe Cunha Salles, consta a de que para obter o recurso, que deve ser aplicado em até 12 meses após a efetivação do depósito, os municípios devem possuir Fundo Municipal de Investimentos e Conselho Municipal de Fiscalização e Acompanhamento. Além disso, devem publicar na imprensa oficial a lista dos projetos apoiados pelos recursos do Fundo Cidades, dispor de Termo de Responsabilidade assinado pelo prefeito, declarar apoio na comunicação institucional dos investimentos incentivados e enviar Relatório de Aplicação e Avaliação aos legislativos municipal e estadual.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da SEP

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