Sensibilizar candidatos a prefeito e a vereador a valorizarem, caso eleitos, as micro e pequenas empresas, desenvolvendo assim uma gestão empreendedora. Este é o objetivo do Guia do Candidato Empreendedor e do Comitê Empresarial Eleições 2020, idealizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O lançamento na região ocorreu na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Norte Palace Hotel, em São Mateus, com a presença do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, do diretor de Atendimento José Eugênio Vieira, da gerente regional norte Clebia Pettene de Souza, além de presidentes de entidades representativas como câmaras de dirigentes lojistas e associações e o diretor geral da Rede TC, Márcio Castro.

O lançamento do Guia do Candidato Empreendedor e do Comitê Empresarial Eleições 2020, idealizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ocorreu para o norte do Estado nesta quarta-feira (28). Fotos: Wellington Prado/TC Digital

Candidatos acompanharam de forma online, em decorrência a pandemia, inclusive palestra com o ex-prefeito de Cabeceiras, Paraíba, Arnaldo Júnior Farias.

O acesso ao lançamento de forma presencial foi restrito. Os candidatos acompanharam de forma online.

O superintendente Pedro Rigo destacou que o movimento idealizado pelo Sebrae e desenvolvido junto com o Comitê Empresarial coloca em discussão “a relevância dos pequenos negócios para os municípios do interior do Brasil, principalmente do Espírito Santo onde a maioria das cidades têm 100% dos empregos gerados a partir das micro e pequenas empresas”.

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Pedro Rivo reforçou o intuito de sensibilizar candidatos a prefeito e a vereador a valorizarem, caso eleitos, as micro e pequenas empresas.

Com esse foco, o guia tem dicas de gestão empreendedora para os municípios, de geração de emprego, mobilização de lideranças, desburocratização para novas empresas, apoio ao empreendedor, dar preferência em ações aos pequenos negócios, inserir o ensino do empreendedorismo nas escolas, qualificar quem mais precisa, fortalecer a identidade do Município, incentivar a cooperação e promover a inovação e a sustentabilidade.

 “Micro e pequenas empresas sustentam a economia”

Superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo destacou que “as micro e pequenas empresas sustentam a economia, os empregos nas cidades”. O que leva ao entendimento que o setor deve estar em evidência nas gestões públicas.

Ele argumenta que 99% das empresas constituídas no País e 60% dos empregos com carteira assinada estão relacionadas aos micros e pequenos negócios.

O diretor de Atendimento José Eugênio Vieira frisa que o Sebrae e o Comitê Empresarial estão oferecendo ferramentas para ajudar os futuros vereadores e prefeitos, através do guia, do engajamento e acompanhamento que serão feitos após as eleições.

José Eugênio destacou a importância de formação dos empreendedores de micro e pequenos negócios.

José Eugênio lembrou que durante a crise econômica de 2015 e 2017 no Brasil, o Espírito Santo teve mais empresas abertas, aumentando sobretudo o número de empreendedores individuais. Ele apontou que na pandemia de coronavírus também é observado esse crescimento. Neste sentido, o diretor reforça a preocupação do Sebrae em oferecer as formações para que os negócios sejam sustentáveis.

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Gerente regional norte do Sebrae-ES, Clebia Pettene de Souza também participou do lançamento.

Fortalecimento das micros e pequenas empresas

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus, Rúbia Schueng destacou o papel do Sebrae no fortalecimento das micros e pequenas empresas. Ela avaliou positivamente a inciativa do Guia do Candidato Empreendedor, inserindo a valorização de micros e pequenos negócios no debate eleitoral. A CDL de São Mateus é a 30ª entidade a integrar o Comitê Empresarial Eleições 2020.

Rúbia Schueng destacou o papel do Sebrae no fortalecimento das micros e pequenas empresas.

 

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