Uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai permitir o financiamento de bolsas de iniciação científica para estudantes que desejam atuar na área do desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPE) capixabas e/ou na melhoria dos processos internos do Sebrae/ES voltados para o atendimento do público externo.

A assinatura do acordo de parceria aconteceu nesta terça-feira (02), na Reitoria da Ufes, e o Programa de Iniciação Científica entra em atividade em setembro deste ano.

Ao todo, serão financiados até 60 projetos, escolhidos com base na capacidade técnica de contribuir com a MPEs, inovar na economia capixaba e de apoiar segmentos prioritários para o Sebrae/ES como o café, a pecuária leiteira, o turismo, o setor petróleo e gás e outras atividades econômicas.

As bolsas terão o valor de R$ 700 reais e serão pagas aos alunos por 12 meses. Durante este período, toda atividade será supervisionada por um professor da universidade. A escolha dos projetos será feita pelo Sebrae/ES.

Leia também:   Dia Mundial da Água: Governo do Estado anuncia série de ações ambientais

“Estamos juntos com a Ufes nesse processo tão importante que é estimular a produção de pesquisas na Universidade e incentivar os alunos a trabalharem projetos de inovação para o empreendedorismo. Esta é a primeira vez que, efetivamente, o Sebrae/ES atua neste sentido e queremos trazer esses docentes para este trabalho de iniciação científica e inserí-los de fato no universo do empreendedorismo”, destaca o superintendente do Sebrae/ES Pedro Rigo.

A iniciativa de parceria com o Sebrae/ES é pioneira no estado e marca, para o reitor da Ufes, Paulo Sergio de Paula Vargas, uma reaproximação com a sociedade civil organizada.

“Esse é um movimento de parceria estratégico e importante para a universidade que busca por essa interlocução mais franca, mais aberta com diversas entidades e sociedade civil organizada, sobretudo como setor empresarial, onde o Sebrae/ES tem uma importância muito grande, principalmente quando a gente busca ampliar a nossa participação de forma mais efetiva na discussão de soluções para toda sociedade e em toda essa questão que se coloca no contexto da inovação, que é uma política que a gente quer desenvolver na Universidade. Temos consciência de que não faremos isso de forma isolada, é preciso contar com parceiros”, ressalta o reitor da Ufes.

Leia também:   Saiba como será o expediente do Executivo Estadual durante o feriado da Paixão de Cristo

A expectativa é que além dos projetos desenvolvidos para atender as demandas do empreendedorismo capixaba, os alunos participantes do programa saiam capacitados para o mercado produtivo.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here