Organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma reunião foi realizada em São Mateus, com participações presenciais e online, para discutir a estruturação e o desenvolvimento do ecossistema de inovação no norte do Espírito Santo. O planejamento prevê ações nos municípios de São Mateus, Nova Venécia e Montanha.

O encontro, realizado no auditório do Centro Universitário Vale do Cricaré, aconteceu na tarde de ontem e contou com a presença do diretor técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ele destacou que a entidade tomou a decisão de apoiar o desenvolvimento da inovação no Espírito Santo. “O Sebrae dá sua contribuição em toda a jornada de inovação, mas ele jamais poderia fazer isso sozinho. Faz sempre em parceria” – sustenta.

Com o objetivo de fortalecer as ações de inovação no norte do Estado, o diretor destaca que o trabalho tem como parceiros empresas, prefeituras, Governo do Espírito Santo, universidade e faculdades, além de outras entidades como a Findes. Os representantes de cada segmento estiveram presentes, seja presencial ou online.

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

 

REUNIÃO

Conduzida pela gerente regional norte do Sebrae, Clebia Pettene de Souza, a reunião foi aberta pelo diretor Luiz Toniato, seguida por explanação online do professor da Ufes Anilton Salles, e do analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria.

Ainda foi realizada uma apresentação da analista de Inovação do Sebrae-ES Vanessa Gusmão Silva junto com a consultora Christine Reuter sobre ecossistema de inovação, além de debate.

Incubadora é o primeiro passo

O diretor técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, destacou ainda que a reunião realizada em São Mateus serviu de ponta pé inicial na busca da concretização, de forma objetiva e prática, da existência de uma incubadora de negócios na região.

“Para fazer inovação, você precisa de muita coisa, dentre elas, talentos. Esses talentos formam startups, essas startups precisam habitar em algum lugar, que é o objetivo desta incubadora” – destaca.

Toniato frisa que, dentro da estruturação do ecossistema da inovação, cada ator, ou seja, empresas, academia, entidades públicas e privadas e governos, precisam cumprir responsabilidades para contribuir para o sucesso da incubadora.

Leia também:   Amadeu pede rescisão de condenação por improbidade e solicita benefício da justiça gratuita

A partir da consolidação de uma incubadora, ele ressalta que será possível partir para outras ações de desenvolvimento do ecossistema.

 

 

 

Unir para inovar

Analista do Sebrae-ES, Vanessa Gusmão Silva destacou que o objetivo da reunião foi unir empresas, governos e instituições de ensino públicas e privadas da região e dos três municípios, como Ceunes, Ifes, Centro Universitário Vale do Cricaré e Multivix para realizarem um planejamento estratégico em conjunto para impulsionar a inovação no norte do Espírito Santo.

“Inovação gera desenvolvimento econômico, ampliação de emprego, ampliação de arrecadação fiscal”, frisou, destacando ainda que, inicialmente, são identificados os gargalos e que depois os envolvidos propõem as ações.

Também participaram da reunião os secretários municipais Hassan Rezende (Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico) e Franco Barbosa Flores (Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho), representantes do Ifes, do Ceunes, de empresas e da Prefeitura de Nova Venécia.

Leia também:   São Mateus busca ampliar produtos certificados com o Selo de Inspeção Municipal

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here