A Seacrest Petróleo afirma que mobilizou uma equipe para a limpeza em torno do poço IBU-78 “desde o momento em que houve o controle do poço”, no campo de Inhambu, em São Mateus. Um acidente ambiental foi registrado na quarta-feira (16), quando houve um vazamento de vapor de água e emulsão de óleo. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, vazaram cerca de 9 mil litros de óleo durante o acidente.
Em nota encaminhada à Rede TC de Comunicações, a Seacrest Petróleo informa que as atividades de limpeza estão sendo realizadas por uma empresa de consultoria líder em gestão ambiental. “O trabalho inclui remoção, transporte e descarte adequado dos resíduos coletados. Todo o trabalho de limpeza da área está sendo acompanhado pelas autoridades ambientais responsáveis, que foram imediatamente avisadas pela Seacrest do incidente, no dia 16” – diz a nota.
“Uma equipe especializada foi mobilizada para realizar a limpeza da área afetada, monitorar o impacto ambiental e implementar ações de mitigação a fim de minimizar os danos ao ecossistema local. A locação do poço já se encontra totalmente limpa e o impacto nas copas das árvores próximas que foram afetadas, já está em processo de mitigação. Nenhum curso hídrico foi atingido. Além disso, uma investigação minuciosa sobre o ocorrido será liderada por uma terceira parte, com o objetivo de identificar as causas do incidente. Estamos atuando de maneira célere e em cooperação com as autoridades ambientais” afirmou o ceo da Seacrest Petróleo, José Cotello.
Foto do destaque: Reprodução/Divulgação