A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira (4) o calendário de ações de vacinação, em formatos de mutirões, que ocorrem neste mês de julho em algumas unidades de saúde de São Mateus. Conforme explica a coordenadora municipal de Imunização, Bruna Nunes, durante as ações serão aplicadas vacinas contra a gripe e também de rotina com o objetivo de atualizar os cartões de vacinas. No início desta semana, a Secretaria de Saúde havia adiantado que as demais unidades de saúde dos bairros estão mobilizadas na vacinação de segunda a sexta-feira durante todo o mês de julho.

O primeiro mutirão acontece neste sábado na policlínica municipal (US-3). Bruna Nunes afirma que o horário de atendimento será das 8h às 15h e podem se vacinar contra a gripe todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, é importante que o público formado por crianças e idosos sejam vacinados por se tratar da parcela da população mais vulnerável a complicações de saúde quando contaminadas pelo vírus da influenza.

Leia também:   INFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7530
Podem vacinar contra o vírus da influenza todas as pessoas com idade a partir de 6 meses.
Foto: Divulgação

Segundo o calendário, a próxima ação em São Mateus acontece no dia 16, numa terça-feira, na unidade de saúde de Santa Leocádia, no Km 23. Ainda na Região dos Quilômetros, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde estarão no dia 18, uma quinta-feira, na unidade de saúde da Comunidade Santa Terezinha, no Km 29.

Em seguida, a vacinação segue para o litoral sul de São Mateus, com ações nas unidades de saúde de Uruçuquara, no dia 20, um sábado, e de Barra Nova sul, no dia 24, uma quarta-feira.

Os mutirões neste mês encerram nas unidades de saúde dos bairros Seac, no dia 26, e Santa Teresa (Ponte), no dia 30.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas.

Em todo o Espírito Santo, as unidades de saúde continuam com a campanha de vacinação contra a gripe durante todo o mês de julho. A campanha foi finalizada no dia 31 de maio, porém, como registrou baixa adesão, ela foi prorrogada até 30 de junho. Agora, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo para todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses.

Leia também:   Arteterapia complementa tratamento de dores crônicas no CRE em São Mateus

 

ESPÍRITO SANTO

Informações da Secretaria da Saúde do Espírito Santo revelam que esse é o segundo ano consecutivo que o Estado fica abaixo dos 90% de cobertura vacinal contra a gripe, com 52%. Em 2023, 54% dos capixabas tomaram o imunizante.

Nos anos anteriores, o Espírito Santo chegou aos melhores resultados de cobertura vacinal do País, alcançando a 8ª posição em 2022, com 71%; o segundo lugar em 2021, com quase 90%; e o primeiro lugar em 2020, com 106%. A Secretaria informa que a baixa adesão à campanha de gripe nos últimos anos é resultado da disseminação de desinformação.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here