A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está com edital aberto para a seleção de 138 médicos que vão atuar na Atenção Primária à Saúde (APS) em 41 municípios capixabas.
De acordo com a assessoria da Sesa, as vagas fazem parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica-APS, pelo Componente de Provimento e Fixação de Profissionais.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril. A remuneração pode chegar a R$ 15 mil.
Pelo Qualifica-APS, os profissionais têm carga horária de 80% de atuação no município e 20% de carga horária em atividades teóricas, integrando o Aperfeiçoamento em Medicina de Família e Comunidade, com treinamentos, seminários e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Qualifica-APS tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios para a atuação e a formação de profissionais na Atenção Primária. Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, estimular iniciativas de pesquisas aplicadas ao SUS e diminuir a carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios” – complementa a Sesa.
Foto do destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil