terça-feira, maio 20, 2025
InícioEsportesSão Paulo supera Santos e vence primeira no Brasileirão

São Paulo supera Santos e vence primeira no Brasileirão

-

Estadão Conteúdo

Por Leonardo Catto

São Paulo, 20 (AE) – O São Paulo venceu finalmente a primeira partida pelo Campeonato Brasileiro em 2025. Após quatro empates, a equipe superou o Santos, em duelo válido pela quinta rodada, neste domingo, no MorumBis. A vitória afasta o time tricolor da zona de rebaixamento e o coloca no meio da tabela. Já os santistas flertam com o Z-4.

O clássico deste domingo mostrou que é possível que o São Paulo não dependa de nomes específicos. Com Oscar, Lucas e Calleri lesionados e Luciano sequer saindo do banco, a equipe teve superioridade sobre o Santos com dois garotos no meio e, de novo, o brilho de Ferreirinha.

O São Paulo volta a campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana, contra o Ceará, fora de casa. Antes disso, os são-paulinos têm compromisso pela Libertadores, contra o Libertad, no Paraguai, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). Já o Santos tem a semana livre até o duelo contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, no domingo.

O São Paulo demonstrou mais afinco ao buscar o ataque no começo, mas sem criar algum perigo. O próprio lance do primeiro gol parecia apenas mais um. Entretanto, a abertura do placar, com Ferreirinha, aos nove minutos, ilustra qualidades táticas do time de Luis Zubeldía.

Leia também:   Corinthians vence Santos com Yuri Alberto de algoz mais uma vez e afunda rivais no Z-4

André Silva, substituto de Calleri, sai da área para ser opção ao camisa 11. Ele cruzou para o companheiro, que já havia encontrado espaço livre dentro da área. Diante das dificuldades de um elenco curto, poucos pontos positivos vinham sendo evidentes até então.

A versatilidade foi outro. Sem ser com tanta paciência para tocar a bola, mas em um contra-ataque, o São Paulo ainda ampliou Matheus Alves arrancou e cruzou para André Silva empurrar para o gol. O garoto, junto de Lucas Ferreira, também titular, mostraram maturidade emocional e tática para substituir Oscar e Lucas Moura.

E o São Paulo precisou de maturidade. Mesmo com o Santos desorganizado, houve desconto, com Tiquinho Soares, de pênalti. A chance foi assinalada após Enzo Díaz saltar com o braço aberto e atingir a bola dentro da área.

Os são-paulinos reuniram-se ainda dentro de campo ao fim do primeiro tempo. O tema só pode ter sido como evitar um empate. Afinal, esse havia sido o roteiro contra Alianza Lima, Cruzeiro e Botafogo.

Deu certo. O time continuou melhor no segundo tempo. Foram do São Paulo as principais chances. Matheus Alves chegou a ficar cara a cara com Brazão e foi derrubado, com toque do goleiro na sua perna. A arbitragem entendeu que o santista tomou a bola do são-paulino e mandou o jogo seguir.

Leia também:   Corinthians vence Santos com Yuri Alberto de algoz mais uma vez e afunda rivais no Z-4

A partir dos 30 minutos do segundo tempo, contudo, Luis Zubeldía aceitou correr o risco de chamar o Santos para atacá-lo. O argentino sacou os dois garotos e optou por Bobadilla e Ferraresi.

A tônica passou a ser o Santos buscar um empate, mesmo que sem sucesso. Ferreirinha, extenuado, justificou porque o técnico o tirou contra o Allianza Lima. A substituição foi criticada, mas Zubeldía buscou preservar o atleta, diferente deste domingo.

Os acréscimos pareciam não acabar para os são-paulinos. Os 52 mil torcedores devem ter visto em câmera lenta quando Rafael saltou, aos 49 minutos, para tirar quase de dentro do gol o que seria o empate santista em cabeçada de Rollheiser.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS

SÃO PAULO – Rafael; Cédric (Igor Vinícius), Ruan, Sabino e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio (Rodriguinho) e Matheus Alves (Ferraresi); Lucas Ferreira (Bobadilla), Ferreirinha e André Silva. Técnico: André Silva.

SANTOS – Gabriel Brazão; Leo Gody (JP Chermont), Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Thaciano), Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Rollheiser; Barreal (Gabriel Veron), Guilherme (Deivid Washington) e Tiquinho Soares. Técnico:

Leia também:   Corinthians vence Santos com Yuri Alberto de algoz mais uma vez e afunda rivais no Z-4

GOLS – Ferreirinha, aos 9. e André Silva, aos 22, e Tiquinho Soares, aos 45 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Marcos Antônio, Rafael, Alisson, Sabino, Matheus Alves, Rodriguinho e Enzo Díaz (São Paulo) e Rollheiser e Tiquinho Soares (Santos).

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).

PÚBLICO – 52.436 presentes.

RENDA – R$ 3.157.886,00.

LOCAL – MorumBis, em São Paulo (SP).

Foto: Raul Baretta – Santos FC/Divulgação

Foto: Raul Baretta – Santos FC/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível