terça-feira, maio 20, 2025
InícioCidadesSÃO MATEUS: Usuários relatam falhas em linha de ônibus que atende alunos...

SÃO MATEUS: Usuários relatam falhas em linha de ônibus que atende alunos do Ifes e Ceunes

-

Estudantes procuraram mais uma vez a Tribuna do Cricaré para demonstrar insatisfação com o serviço de transporte público operado pela Viação São Gabriel. Usuários da linha Ifes/Ceunes denunciam recorrentes falhas no cumprimento dos horários programados e apontam condições precárias dos veículos, o que prejudica especialmente alunos e trabalhadores que dependem do transporte no início da manhã.

Em nota assinada pelo estudante do Ifes São Mateus Iago Patrick de Melo, ele aponta que o ônibus previsto para o horário de 6h40 não compareceu nesta semana no Bairro Sernamby, sem qualquer aviso prévio aos passageiros que aguardavam no ponto. Nesses dias, o próximo coletivo que atendeu à linha chegou com lotação máxima, impossibilitando o embarque de muitos usuários.

Uma das reclamações de alunos e moradores sobre o serviço de transporte é o atraso recorrente nos horários programados das linhas de ônibus no Município.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Além dos atrasos, há relato de que os ônibus da linha circulam em péssimo estado de conservação. “O veículo circula com a porta que não fecha por completo, o que coloca em risco a segurança de todos a bordo. Ainda por cima, pegamos chuva dentro do ônibus devido a goteiras” – reclama um estudante.

Outro passageiro também manifesta a dificuldade: “Ficamos cerca de uma hora esperando o ônibus. Quando finalmente passou, estava completamente lotado. Perdemos a primeira aula e provas importantes que estavam marcadas para esse horário”.

Ainda conforme a nota assinada pelo aluno Iago Patrick de Melo, a falta de informações claras e de comunicação adequada sobre a indisponibilidade dos veículos, somada às condições insatisfatórias dos mesmos, gera transtornos significativos, afetando o direito à mobilidade e o acesso à educação. “Os usuários solicitam à empresa Viação São Gabriel e às autoridades de transporte municipais um posicionamento oficial e a adoção de medidas urgentes para normalizar o serviço, garantir a segurança e evitar novos prejuízos” – sustenta.

 

Problema também registrado no Seac

 

Assim como relatado por alunos sobre a linha Ifes/Ceunes, uma moradora também relata à Reportagem um problema na linha que atende ao Bairro Esplanada (Seac). Ela detalha que em três horários na quarta-feira (8) o ônibus não passou no ponto onde diariamente embarca. Ela salienta que não sabe se o ônibus não passou no bairro ou se tinha alterado a rota.

A moradora alegou que ficou no ponto aguardando o ônibus que sai do bairro às 8h10, 9h20 e 10h30 e o mesmo não passou. O fato é que, com o problema, segundo ela, chegou atrasada no trabalho, já que o primeiro ônibus a passar no ponto onde estava foi no horário de 11h20.

 

O QUE DIZ A VIAÇÃO SÃO GABRIEL

A Reportagem procurou a Viação São Gabriel em busca de um posicionamento da empresa sobre os relatos dos usuários. Um e-mail com a demanda foi encaminhado. Por telefone, a atendente disse que o responsável não estava e que anotou o recado para quando ele chegasse.  No entanto, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível