O cronograma para a municipalização do trânsito em São Mateus, iniciado em 2018, está muito próximo da fase mais esperada pela população: o momento em que o Município assume a sinalização viária das ruas e avenidas e coloque nas ruas agentes locais para fiscalização do trânsito.

Conforme detalha a Secretaria de Comunicação, uma turma com 18 agentes participa do Curso de Formação de Agente de Trânsito desde o início da semana. O curso é oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com previsão de conclusão em 29 de julho.

Uma segunda turma, com mais 24 agentes, está programada para iniciar o treinamento em 4 de julho, com término em 15 de agosto. Outros 16 já concluíram o curso e aguardam a próxima etapa, que é a assinatura do convênio com o Detran-ES para obter acesso ao sistema do órgão e ajustar a parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito do Espírito Santo (BPTran).

“A assinatura do convênio é também o sinal verde para a última etapa do treinamento dos agentes, que é o Curso de Especialização no Sistema de Multas e Infrações do Detran” – frisa a Prefeitura.

Leia também:   Agenda do governador neste sábado em Guriri tem anúncio de mais de R$ 75 milhões em investimentos

OUTRAS ATRIBUIÇÕES

De acordo com a Secom Municipal, etapas importantes que precederam o cronograma atual foram a assinatura da Portaria 152, de 11 de fevereiro de 2022, do Senatran, que integrou São Mateus ao Sistema Nacional de Trânsito, a nomeação da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) no Município e a criação da Comissão de Defesa Prévia, que está em aprovação na Câmara de São Mateus.

A Prefeitura de São Mateus também já adquiriu e personalizou viaturas para atuarem na fiscalização do trânsito.

Segundo o coordenador de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Edilson Graciano, dentro de até 120 dias a Prefeitura pode iniciar as atividades oficiais com atuação, inicialmente, educativa. “A população será convidada a participar, pois o trânsito é feito por todos”, afirma.

Leia também:   Prefeitura de São Mateus entrega 135 tablets para agentes comunitários de saúde

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here