Em pronunciamento na semana passada, o governador Renato Casagrande disse que a pandemia no Espírito Santo está estabilizada, conforme os dados apresentados pela Secretaria Estadual da Saúde no Painel Covid-19.

Levando em consideração esses mesmos dados disponibilizados pelo Governo do Estado, São Mateus possui os menores índices de covid-19 dentre os 10 municípios mais populosos do Espírito Santo. As taxas de contaminação e de óbitos são as menores do Estado, dentre os municípios com população superior a 100 mil habitantes.

E a curva mostra que a pandemia no Município está diminuindo, quando comparados os últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro). Foram 1.228 casos confirmados em São Mateus no pior momento da pandemia no Estado –dezembro– contra 658 em fevereiro. Em dezembro, o Município teve 24 óbitos confirmados. Em janeiro subiu para 31 mortes e em fevereiro essas ocorrências reduziram para 15, uma queda de 51,6%.

Segundo as informações apuradas pela Rede TC de Comunicações com base nos dados do Painel Covid-19, 5,4% da população mateense já tiveram contaminação do novo coronavírus. No Espírito Santo como um todo, esse índice é maior e chega a 8% da população. A mortalidade no Município alcançou 0,12% da população, enquanto a média capixaba é maior e chega a 0,16%.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

O percentual de pessoas com casos confirmados em São Mateus é bem menor do que sua representatividade populacional no Estado. Ou seja, São Mateus possui apenas 2,2% de todos os casos confirmados de infecção no Estado, mas tem 3,26% da população capixaba.

 

OUTROS MUNICÍPIOS

Municípios com população próxima a de São Mateus têm índices piores na pandemia, como por exemplo Aracruz, Linhares, Colatina e Guarapari. Colatina, apesar de estar classificado no Mapa de Gestão como sendo de risco baixo, está com situação mais dura por conta dos números da covid-19. Com 123 mil habitantes, o município tem 12% da população positivada com o novo coronavírus e já perdeu 0,18% dos habitantes para a doença.

Linhares, com 173 mil habitantes, tem 9% da população contaminada e morte de 0,12% da população pela covid-19. Aracruz, com uma população menor que a de São Mateus, de 103 mil habitantes, tem 10,4% de positivados e mortalidade de 0,13%.

Já Guarapari, que tem 127 mil moradores, teve 7,4% da população confirmada com o vírus e perda de 0,18% da população.

Leia também:   Homem é assassinado dentro de casa no centro de Linhares

 

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Importante lembrar que, mesmo que os índices da covid-19 sejam menos dramáticos em São Mateus, é preciso lembrar da dor das dezenas de famílias que perderam entes queridos ou mesmo sofreram com o tratamento da covid-19.

E além da solidariedade que toda a sociedade deve a essas famílias, a maneira mais adequada de demonstrar esse sentimento é manter os cuidados em relação à doença, adotando hábitos de prevenção como usar máscaras, higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool 70%, além de manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Além do mais, é preciso que as autoridades também entendam esses dados para trabalhar de forma mais coerente com a realidade de cada Município, implementando medidas que de fato possam surtir os efeitos desejados para cada localidade.

 

ALTA TEMPORADA DE VERANEIO

Apesar da expectativa de que a alta temporada de Verão, que provoca significativo aumento da população flutuante em São Mateus por conta do turismo, pudesse fazer com que a pandemia explodisse no Município, isso, de fato, não aconteceu. A razão para isso pode ser o acerto das medidas preventivas tomadas, que teriam sido suficientes para controlar os casos e assim evitar essa possível explosão.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

Avaliando os dados do Painel Covid-19, percebe-se que o Município teve um forte aumento de casos em dezembro/2020, na chamada segunda onda, como ocorreu de uma forma geral no Espírito Santo, inclusive nos municípios distantes das praias.

O número de novos casos confirmados em terras mateenses chegou ao pico de 1.228 em dezembro/2020, tendo uma pequena queda em janeiro para 1.184 e uma grande redução em fevereiro, quando caiu para 658 casos confirmados. Eram, em média, 39,6 novos casos por dia no último mês de 2020 e caíram para 23,5 casos por dia em fevereiro, uma redução de 40,7%.

No Espírito Santo como um todo, aconteceu de forma similar. Em dezembro/2020, chegou-se ao pico de casos confirmados no Estado com 52.278 ocorrências, uma média de 1.686,4 infectados por dia. Com 24.800 novos casos confirmados em fevereiro, essa média caiu para 885,7 infectados por dia, representando uma redução de 47,5% na média de ocorrências diárias, quando comparada com dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here