A fila de espera para a segunda dose da vacina contra a covid-19 em São Mateus tem mais de 4.000 pessoas. A informação é do secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações no início da noite desta quarta-feira, logo após o governador anunciar a chegada ao Estado, ainda nesta semana, de mais de 100 mil doses de vacinas, o secretário salientou que os imunizantes deverão ser usados para iniciar a vacinação do novo grupo prioritário, composto por pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos).

Nesta quarta-feira, o governador Renato Casagrande anunciou que o Estado recebe nesta semana mais 106.200 doses de vacinas contra a covid-19. A grande maioria das doses, 104 mil, são do imunizante da fabricante AstraZeneca, ou vacina de Oxford. O restante, 2.200 doses, são da Coronavac, do Instituto Butantan fabricada em parceria com a chinesa Sinovac.

 

ATRASO NÃO

PREOCUPA

Em entrevista à Rede TC no início da semana, o secretário Henrique Follador afirmou que o atraso na aplicação da segunda dose não preocupa. De acordo com ele, “a vacina é um imunizante poderoso e, após aplicada, não é um produto que se decompõe pela validade de dias”. Follador destaca ainda que, inclusive, “estudos realizados até o momento apresentam vantagens na ampliação do prazo de aplicação entre doses”.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

 

PRIMEIRA DOSE

Enquanto não chega doses para complementar a imunização nas pessoas que já receberam a primeira dose, o esquema vacinal continua em São Mateus para aplicação da primeira dose no público acima dos 60 anos. A ação acontece de segunda à sexta-feira na Igreja Assembleia de Deus (Avenida João XXIII, Bairro Boa Vista), de 8h às 11h, e de 12h30 às 15h30.

No entanto, para o público acima dos 70 anos, a vacinação da segunda dose continua suspensa. A falta de vacinas para aplicação da segunda dose atinge diversos Municípios do Espírito Santo e do Brasil.

 

PROFESSORES

O Município já iniciou a aplicação da primeira dose da vacina para os trabalhadores da Educação. O primeiro lote chegou com 87 doses e já foi aplicado nos professores indicados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here