Programação também faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Serão realizadas feira de afroempreendedoras e homenagens a líderes comunitárias com o Certificado Neném Preta.
O município de São Mateus, berço da afrodescendência no Espírito Santo, se prepara para um evento de grande importância neste mês de novembro: a realização do “Nossos Dias de Luta – Neném Preta”, uma iniciativa que integra a campanha Novembro Negro e dá visibilidade à luta das mulheres negras no combate ao racismo, machismo, discriminação e violência. O evento acontece nas próximas terça-feira (19) e na quarta-feira (20) — data do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A programação do “Nossos Dias de Luta – Neném Preta” tem como foco o fortalecimento das mulheres negras e o debate sobre a importância da resistência contra as desigualdades sociais e a opressão de gênero. O evento também visa gerar divulgação e apoio à economia local, com a participação de empreendedoras negras, além de levar serviços de saúde, assistência, cultura e empreendedorismo para as mulheres quilombolas e de comunidades tradicionais do município de São Mateus.
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, comenta a relevância do evento. “Neném Preta é um símbolo da nossa resistência e da luta das mulheres negras por dignidade e justiça. Este evento não só homenageia seu legado, mas também mobiliza a sociedade para enfrentar as desigualdades que ainda atingem tantas mulheres negras em nosso Estado. Precisamos seguir juntas, criando espaços de reconhecimento e oportunidades, valorizando nossa história e projetando um futuro com equidade”, salientou.
Na Casa Constância D’Angola, o Sarau da Resistência promete ser uma atividade cultural emblemática na terça-feira (19), a partir das 18h30. Em seguida, no Porto de São Mateus, haverá a entrega do Certificado “Neném Preta” a mulheres que têm trajetória de luta na região, assim como Neném Preta teve.
Na quarta-feira (20), será feita a transferência simbólica da Capital do Estado para São Mateus pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em um ato histórico em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Além disso, a programação inclui a abertura oficial da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O evento “Nossos Dias de Luta – Neném Preta” é uma homenagem à resistência, à luta e ao legado de mulheres negras como Neném Preta e tem como objetivo mobilizar a sociedade para as questões urgentes da violência contra as mulheres e a igualdade racial.
Quem foi Neném Preta?
Maria Djuda, conhecida como Neném Preta, foi uma mulher negra mineira que veio para o Espírito Santo e enfrentou uma vida marcada por muitas adversidades. Após ser vítima de violência aos 12 anos e ter vivido na pobreza, ela se tornou uma referência de luta, acolhendo outras mulheres em situação de vulnerabilidade e cuidando da preservação do Porto de São Mateus, um espaço histórico que ainda hoje é lembrado pela sua contribuição.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual das Mulheres)