O município de São Mateus sediará o primeiro festival de pimenta rosa (aroeira) do Brasil. A Secretaria de Comunicação afirma que a programação está sendo preparada pela Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), com o apoio da Prefeitura de São Mateus, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com a Prefeitura, o festival tem o objetivo de difundir o cultivo da pimenta rosa de São Mateus em todo o território nacional.

“A programação do Festival prevê palestras, atividades culturais envolvendo inclusive o público escolar, demonstração de processos de beneficiamento e extração do óleo, além de muita culinária, com degustação de produtos da gastronomia local –com utilização da pimenta rosa–, e atrações musicais” – destaca o presidente da Nativa, Reginaldo Castro da Silva, que nesta quarta-feira (4) visitou o prefeito Daniel Santana junto com outros representantes da diretoria da entidade.

Durante a reunião, a diretoria da Associação Nativa solicitou apoio da Prefeitura para a construção da sede própria da associação. “Receberam resposta positiva do prefeito, que determinou às pastas responsáveis a disponibilização de uma área adequada”, frisa a Secretaria de Comunicação.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus

POTÊNCIA ECONÔMICA

“A pimenta rosa, conhecida popularmente como aroeira, já se tornou uma importante fonte de renda para os produtores e aquece a economia das regiões produtoras. O produto pode ser utilizado tanto na gastronomia –o nome pimenta rosa está ligado diretamente à culinária sofisticada de diversos países– quanto nas indústrias de cosméticos e farmacêutica, entre outras aplicações” – explica a Prefeitura de São Mateus.

 

Foto de destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here