quinta-feira, janeiro 15, 2026
InícioCidadesSão Mateus registra quase 50 mm de chuva em 24 horas

São Mateus registra quase 50 mm de chuva em 24 horas

-

O Município de São Mateus registrou 49,4 mm de chuva nas últimas 24 horas até 11h desta quinta-feira (4), conforme boletim extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). Os maiores acumulados na Macrorregião Norte foram registrados nos municípios de Mucurici (61,2 mm) e Conceição da Barra (60 mm).

Na sequência, os municípios da macrorregião com os maiores volumes no período de 24 horas foram São Mateus (49,4 mm), Ponto Belo (49,4), Nova Venécia (48,170 e Montanha (47). No Espírito Santo, os mais expressivos registros foram em Ibitirama (103 mm), Aracruz (88,21 mm), Guaçui (83,55 mm), Muniz Freire (77 mm) e Iúna (68,6 mm).

Em nota da Secretaria Municipal de Comunicação, na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura de São Mateus frisa que o sistema de microdrenagem implantado no balneário já apresenta resultados concretos na redução de alagamentos em pontos que historicamente registravam acúmulo de água durante períodos de forte precipitação.

Conforme a Secom Municipal, às 5h30 havia registro de alagamento na área central de Guriri. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

“As chuvas intensas entre os dias 3 e 4 provocaram um acúmulo momentâneo, previsto para cenários de grande volume, mas com duração significativamente menor em comparação aos anos anteriores. O conjunto de estruturas — que inclui bombas, tubulações e toda a rede de microdrenagem instalada — entrou em funcionamento rapidamente, restabelecendo a normalidade em poucas horas. As áreas afetadas permaneceram com água acumulada apenas por um curto período, evidenciando a eficiência do sistema” – sustenta.

Leia também:   Inmet emite alerta para tempestades em Estados do Brasil
Conforme a Secom Municipal, em duas horas o sistema de drenagem em Guriri havia escoado a água da chuva na área central de Guriri. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Conforme a Prefeitura, “o investimento em microdrenagem integra um pacote de ações estruturantes voltadas a melhorar a infraestrutura urbana, aumentar a segurança e reduzir os impactos das chuvas para moradores, comerciantes e visitantes de Guriri”.

Inmet alerta para grande perigo

São Mateus – Em alerta vermelho, de grande perigo, com validade de 20h desta quinta-feira (4) até 8h desta sexta-feira (5), o Inmet aponta a previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia para o Norte do Estado e Sul da Bahia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, sustenta.

Mais chuvas

Em reportagem da Rede TC de Comunicações, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) já apresentava que após avaliação profissional/especializada dos indicativos numéricos médios da previsão probabilística de chuva para os próximos 7 dias, a partir de quarta-feira (3), a possibilidade de ocorrência de acumulados acima de 100 mm em todo o estado. Conforme a Cepdec, para as regiões Central e Norte se espera chuvas entre 100 e 150 mm no cenário médio e chuvas entre 150 e 200 mm no cenário pessimista.

Leia também:   Inmet emite alerta para tempestades em Estados do Brasil

Já para o centro-sul, o Cepdec espera chuvas entre 100 e 120 mm no cenário médio e chuvas entre 120 e 150 mm no cenário pessimista. Em entrevista à Rede TC, o coordenador estadual adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo Rigoni de Souza, aponta que um sistema de baixa pressão faz com que as nuvens passem pelo Espírito Santo.

 

Foto: Secom-PMSM/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível