O secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, aguarda a chegada de 550 doses da Coronavac para dar continuidade na imunização, com a segunda dose, das pessoas que estão há mais tempo na fila. Em entrevista à Rede TC de Comunicações na noite desta sexta-feira (7), o secretário afirmou que as doses estão previstas para chegarem ao Município neste sábado (8).

Porém a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou que neste sábado o novo carregamento deve chegar ao Estado, para somente distribuir as vacinas às Superintendências Regionais de Saúde, e respectivos municípios, na segunda-feira (10).

De todo modo, assim que as vacinas chegarem, o secretário pretende iniciar imediatamente a convocação das pessoas para receberem a imunização. Em São Mateus, ele acrescenta que a quantidade de pessoas na fila de espera pela segunda dose está estimada em 2.800, das faixas etárias de 60 a 79 anos.

Conforme o secretário, todos os demais idosos com idades acima de 80 anos já receberam a segunda dose da Coronavac.

Leia também:   Moraes manda PF aprofundar investigação sobre fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

Follador disse acreditar ainda que a vacinação deverá ser regularizada nas próximas semanas, conforme o Instituto Butantan vai fabricando e entregado as doses para o Ministério da Saúde para distribuição aos estados por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

MAIS VACINAS          

No mesmo lote de entregas, São Mateus recebe ainda outras 3.025 doses da Covishield, a vacina de Oxford/Fiocruz. Henrique Follador detalha que essas doses serão aplicadas em um novo grupo prioritário já definido no PNI e pela Secretaria Estadual da Saúde, que inclui pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.

O secretário enfatiza que o sistema de prioridades é utilizado devido à escassez de imunizantes no Brasil. “Se tivesse vacina para todo mundo, não necessitaríamos eleger prioridades”, frisou.

De acordo com a Sesa, o Espírito Santo recebe neste sábado o quantitativo de 20 mil doses da Coronavac referentes à 19ª remessa.

A expectativa também, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Espírito Santo receba uma nova remessa de doses da Pfizer/BioNTech na segunda-feira (10). Para esse lote, o Estado aguarda confirmação do quantitativo de doses a serem encaminhadas.

Leia também:   Moraes manda PF aprofundar investigação sobre fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

A distribuição das vacinas da Pfizer é destinada exclusivamente para os municípios da Grande Vitória por conta das características especiais de armazenamento das doses.

Foto: Sesa-ES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here