Diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o professor Luiz Antonio Fávero Filho destaca que o Município de São Mateus possui uma “invejável situação na educação superior”. Neste sentido, entende que é preciso que a população de fato tire mais proveito dessa situação.
“São Mateus possui localização privilegiada e estratégica, oferecendo oportunidades em diversas áreas, tais como petróleo e gás, cultura, serviços, comércio e indústria. De todo modo, ouso destacar que nossa cidade possui uma invejável situação na área de educação superior. Porém, para que a população de fato tire proveito, precisamos avançar até o momento em que todo jovem, ao finalizar o ensino médio, tenha condições de se dedicar integralmente ao ensino superior” – sustenta.
Luiz Fávero entende que essa situação precisa ser vista pela sociedade e pelo poder público como investimento, e não gasto. “Esses jovens merecem ter a oportunidade de vivenciar a Universidade em sua plenitude, através de experiências no ensino, na extensão e na pesquisa, que trazem ganhos a toda comunidade, quer seja pela oferta de serviços à população, mas também pela produção do conhecimento, gerando riquezas e atraindo ainda mais investimentos para o município” afirma.
O professor reforça que todo país que oferece oportunidades concretas de desenvolvimento integral a seus jovens consegue fortes avanços sociais. “São Mateus pode e deve agarrar esta oportunidade!”, exclama.
Esse cenário de oportunidades pode ser ampliado em breve, já que tramita no Ministério da Educação processo para a implantação do curso público de Medicina no Ceunes. “A criação do curso de Medicina trará ganhos não somente para o Ceunes, mas também para a rede de saúde do norte capixaba”, enfatiza.
Foto do destaque: Divulgação