Com 130.611 habitantes –população estimada pelo IBGE em 2019– o Município de São Mateus já pode ter ultrapassado a marca de 3.500 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A projeção é da segunda etapa do inquérito sorológico do Espírito Santo, cujo resultado foi apresentado nesta segunda-feira (1º) pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, e pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

E pelas contas do secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, esse número pode ser bem superior, tendo em vista que não há como fazer a testagem em toda a população. Ele explica que este resultado indicando os possíveis infectados no Município “baseia-se em um cálculo matemático, tratando-se, por tanto, de uma probabilidade estatística”.

 

NÚMEROS

De acordo com o resultado do inquérito sorológico, na primeira etapa, São Mateus teve uma prevalência de 0,54%, indicando que, naquele momento, 705 pessoas poderiam estar contaminadas pelo novo coronavírus no Município. O resultado da primeira etapa foi apresentado no dia 18 de maio, quando o Município registrava 110 casos confirmados e duas mortes.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Agora, na segunda etapa, com cinco casos positivos em 183 testes realizados, a prevalência subiu para 2,73%, indicando que o Município poderia ter 3.565 casos positivos de coronavírus. Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, nesta segunda-feira São Mateus registrava oficialmente 235 casos positivos e 3 óbitos.

O secretário estadual Nésio Fernandes explicou que, a partir do inquérito sorológico, é possível projetar com mais precisão os casos que precisarão de internação em UTIs, além do número de mortes pela doença no Estado.

Ele frisou ainda que o inquérito serve para o Governo do Estado conhecer o tamanho desta pandemia, podendo calcular os momentos mais graves no enfrentamento à doença.

 

RESULTADOS

A etapa 2 do inquérito sorológico foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio. De acordo com a Sesa, os pesquisadores retornaram aos mesmos setores censitários sorteados na primeira etapa e encontraram nos domicílios visitados três vezes mais moradores positivos que na etapa 1.

“Isto representa uma taxa de infecção da população de 5,14% na etapa 2 do inquérito, que significa um aumento de 141% (de 2,1% para 5,14%). Com base nisso, estimamos neste momento 206.559 habitantes do Espírito Santo já acometidos pelo novo coronavírus” – destaca a Sesa.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

Diante desses resultados, a Secretaria Estadual de Saúde já considera o risco de uma sobrecarga do sistema de saúde do Espírito Santo.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here