O Município de São Mateus pode adotar nas escolas da rede municipal o sistema de ensino híbrido, no qual se alternam aulas presenciais e online, já a partir de abril. Neste sistema, cada turma é dividida em dois grupos, sendo que um deles participa das aulas presenciais numa semana, enquanto o outro faz o acompanhamento dos estudos em casa, de forma remota, fazendo o revezamento na semana seguinte.

Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus explica que esse sistema de ensino será implantado a depender da situação em que o Município estiver em relação à covid-19.

Desde o mês de julho de 2020, em razão da pandemia de coronavírus, os alunos da rede municipal de ensino têm aulas online através da plataforma Google For Education. As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020.

“Nós estamos nos organizando, fazendo todo um planejamento para um retorno seguro, de forma híbrida. Se tudo continuar do jeito que estamos hoje, no verde [classificação de risco baixo no mapa do Governo do Espírito Santo], tudo tranquilo, a gente retorna na primeira semana de abril” – enfatiza José Adilson.

Leia também:   Polícia Militar apreende crack em Pedro Canário

Entretanto, o secretário frisa que o comitê de biossegurança para o retorno às aulas presenciais faz reuniões semanais para avaliar a situação. O comitê é formado por professores, diretores e representantes das secretarias de Educação e de Saúde. Ele reitera que, caso o Município continue em risco baixo, o ensino híbrido será aplicado. No entanto, se for a risco moderado, por exemplo, o comitê fará uma nova avaliação.

O comitê de biossegurança para o retorno às aulas presenciais se reúne semanalmente para avaliar a situação da covid-19 no Município. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

José Adilson ressalta que a possibilidade de implantação do ensino híbrido é para as escolas de ensino fundamental. “Na educação infantil as crianças estão muito pequenas e exige um contato maior do professor. Então não será possível implantar esse sistema” – argumenta.

“Não vamos trocar o certo pelo duvidoso”

Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus relata que aproximadamente 18 mil alunos estão estudando de forma remota em São Mateus. “Nós estamos com aulas online, que está funcionando bem. Existe aluno que não tem internet e para eles distribuímos quase 5 mil apostilas a cada quinzena. Tem diretor que leva a apostila na casa do aluno” – afirma.

Leia também:   Homem é assassinado dentro de casa no centro de Linhares
O secretário José Adilson avalia que as aulas on-line estão funcionando bem em São Mateus. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

“Não vamos trocar o certo pelo duvidoso. Nós temos um sistema que está funcionando, as aulas estão acontecendo, o aluno recebe conteúdo, tem aulas virtuais, tem aulas gravadas” – reforça. Ele reitera que quem não tem internet recebe apostilas e caso passe duas semanas sem devolver as atividades, uma equipe da escola vai até ao aluno.

Estrutura está sendo preparada

Para a volta dos estudantes às salas de aulas, o secretário José Adilson Vieira de Jesus frisa que a Secretaria de Educação está se organizando. Conforme disse, já foram comprados móveis novos, o que para ele permite fazer a limpeza mais facilmente, além de materiais como álcool, cloro e totens para álcool 70%. Os locais também estão com marcações para facilitar a organização do distanciamento.

José Adilson: “Tudo está sendo bem pensado, com bastante responsabilidade”. Foto: TC Digital

Outra preocupação é encontrar uma forma de evitar aglomerações no momento de entrada de alunos, no lado de fora das escolas, já que muitos chegam ao mesmo tempo em veículos de transporte escolar. “Isso tudo está sendo bem pensado, com bastante responsabilidade”, afirma.

Leia também:   Foragido por tentativa de homicídio é preso em Nova Venécia

FOTO DE DESTAQUE: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here