A Secretaria Municipal de Saúde mantém quatro pessoas monitoradas por conta do novo coronavírus. O secretário Henrique Folador esclarece, mais uma vez, que não há suspeita de contágio dessas pessoas pelo vírus e que a medida se trata apenas de excesso de zelo da secretaria. “Dois casais chegaram de viagem ao exterior recentemente e a gente mantém contato apenas por precaução. Eles não apresentam nenhum sintoma de contágio pelo vírus” – reforça.

Secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Folador reforça as orientações de higiene pessoal para evitar o contágio de doenças virais e bacterianas. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Em entrevista à Rede TC na tarde desta sexta-feira (6), Henrique relatou ainda que, nesta semana, a Secretaria de Saúde foi informada de outras duas pessoas que chegaram a São Mateus de viagem à Europa. Ele disse que elas foram contatadas, porém dispensadas do monitoramento porque, segundo o secretário, estavam em locais não endêmicos.

REUNIÃO EM VITÓRIA

Henrique Folador afirmou que a reunião que aconteceria em Vitória com todos os secretários municipais de Saúde do Estado foi cancelada por causa das chuvas. Ele disse que os representantes da Vigilância Epidemiológica nos Municípios também participariam deste encontro para receberem orientações sobre o novo coronavírus. De acordo com Henrique, a Secretaria Estadual de Saúde ainda não havia apresentado uma nova data para a reunião. Segundo ele, os órgãos municipais já seguem os protocolos estipulados pela Sesa e pelo Ministério da Saúde para lidar com este tipo de caso.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

ORIENTAÇÕES

O secretário de Saúde de São Mateus reforça as orientações de higiene pessoal para evitar o contágio de doenças virais e bacterianas. “Estamos em alerta máximo, não só pelo coronavírus, mas também para qualquer tipo de doença. Então não precisa haver pânico. É só seguir as medidas de prevenção, que servem para a vida inteira, que é lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel como forma de assepsia. A mão é uma via de transmissão de doenças, então é sempre aconselhável manter a higiene” – destacou.

Henrique Folador lembrou ainda que a população pode tirar dúvidas por meio do telefone de plantão da Vigilância Epidemiológica do Município, que é o 9.9944.2810, e também pelo e-mail [email protected]. O secretário destaca que os contatos servem também para que sejam informados casos suspeitos de coronavírus no Município.

CORONAVÍRUS NO ES

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa em boletim emitido na tarde desta sexta que, dos quatro casos que estavam em investigação, o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) descartou três. Com este resultado, o Estado contabiliza apenas um caso em investigação, além do já confirmado na quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here