Com o objetivo de conscientizar a população a aderir o isolamento social em medida de prevenção à covid-19, a Prefeitura de São Mateus está preparando um cronograma de barreiras sanitárias nos bairros e na zona rural. A primeira ação começa nesta quarta-feira (24), na Avenida Dom José Dalvit, nas imediações da unidade de saúde do Bairro Santo Antônio. A perspectiva é repetir o mesmo local na quinta (25) e na sexta-feira (26).

Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador avalia que a taxa de isolamento social do Município é baixa. A média atualizada pelo Governo do Estado, com dados de até segunda-feira (22), é de 45,34%. Diante deste cenário, o secretário pretende intensificar o trabalho de conscientização.

A barreira sanitária terá a presença de equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, com apoio do Corpo de Bombeiros, guardas municipais, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Eles abordarão as pessoas e levarão as orientações de prevenção, distribuirão máscaras de tecido, medirão a temperatura e incentivarão a higienização com o álcool em gel.

O cronograma de localidades foi elaborado, embora o secretário disse que pode acontecer mudanças: Santo Antônio (quarta, quinta e sexta), Forno Velho – Cohab (29 e 30), Centro – Igreja Velha (1 a 3 de julho), Sernamby/Morada do Ribeirão (4 de julho), Nova Conquista – próximo ao fórum (06 a 08 de julho), Vila de Nestor Gomes (9 a 11 de julho), Santa Maria (13 a 15 de julho), Nova Lima (16 a 18 de julho), Nova Aimorés (20 a 2 de julho), centro de Guriri (23 a 27 de julho), Pedra D’água (27 a 29 de julho), Barra Nova Norte (31 de julho), Uruçuquara (1º de agosto) e Litorâneo/Village (3 a 5 de agosto).

Leia também:   Foragido por tentativa de homicídio é preso em Nova Venécia

Isolamento para frear transmissão

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador acredita que a ação mais efetiva para frear a transmissão do novo coronavírus é o isolamento social. Ele sustenta que, com mais pessoas ficando em casa, menos serão infectadas e menos necessitarão de utilizar leitos hospitalares. O secretário frisa que os decretos vigentes estimulam a população ao isolamento social. Entretanto ele percebe que falta mais adesão das pessoas, evitando sair de casa sem necessidade.

Henrique Follador ressalta que as equipes de Fiscalização do Código de Postura, da Vigilância Sanitária e guardas municipais estão diariamente nas ruas, até nos fins de semana, para fiscalizar o cumprimento das normas contra aglomerações. No entanto, ele salienta que a dimensão territorial do Município impossibilita que as equipes estejam em todos os lugares no mesmo dia. Por isso, o secretário reforça o pedido para que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de buscarem o isolamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here