A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado em São Mateus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, um ato simbólico acontece na US-3, no Bairro Boa Vista, onde 20 crianças dos grupos prioritários devem receber as vacinas do primeiro lote enviado ao Município pela Secretaria Estadual da Saúde. As vacinas, entregues pelo Ministério da Saúde, chegaram ao Espírito Santo na manhã desta sexta-feira (14).

Os imunizantes, da Pfizer, devem ser aplicados em um público de cerca de 15 mil crianças em São Mateus. O secretário adiantou que a quantidade de doses desse primeiro carregamento é pequena. De acordo com a Secretaria de Comunicação, nesse primeiro lote o Município está recebendo 730 doses.

“A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde, em horários estendidos, e também nos finais de semana, assim como estamos realizando nos demais públicos-alvo” – frisa o secretário. “As ações e os cronogramas serão informados diariamente”.

Follador reforça a importância da vacinação das crianças neste momento. “A vacina é segura e eficaz, testada e liberada para imunização nessa faixa etária pela Anvisa. Logo, não pode haver motivos de resistência ou ideologias dos pais para não vacinar seus filhos” – argumenta.

Leia também:   Em São Mateus, casos de covid neste ano já correspondem a mais de 21% do total de 2021

O secretário ainda faz um apelo: “As crianças estão adoecendo e evoluindo para gravidade porque estão sem proteção nenhuma. Não percam tempo e vamos logo imunizar e proteger nossas crianças” – reforça.

A vacinação de crianças deverá seguir a seguinte ordem de prioridade: com deficiência, comorbidade e por ordem decrescente de idade, vacinando primeiro as de 11 anos até chegar ao grupo dos 5 anos de idade.

A Secretaria Estadual da Saúde planeja vacinar todas as 393.089 crianças dessa faixa etária no Espírito Santo até março.

 

TESTES E VACINAS

Nos últimos dias, a quantidade de pessoas que buscam por testes de covid-19 em São Mateus aumentou em 70%, se comparado com o mês de dezembro, conforme destaca o secretário Henrique Follador. De acordo com ele, atualmente são realizados uma média de 500 testes por dia no Município.

O secretário afirma ainda que a vacinação prossegue no Município em um ritmo de aplicação de 600 doses por dia.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here