Uma lacuna no escotismo capixaba será preenchida neste domingo (20) com a realização da cerimônia de abertura da 47ª Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell. Enfim, o Espírito Santo terá uma unidade escoteira da modalidade do ar, que, além dos conceitos fundamentais inerentes ao escotismo, focará também no universo da aviação, da astronáutica, da astronomia, da ciência e da tecnologia, conforme explica o chefe escoteiro Gilmar Henriques.
Com a presença confirmada de dirigentes regionais, incluindo o coordenador de Crescimento, chefe Luciano Rodrigues, a cerimônia está marcada para 9h30, no Aeroporto Ernesto Bonomo, no Bairro Aviação. De acordo com Gilmar, se o tempo permanecer chuvoso, o evento será transferido automaticamente para um local coberto nas proximidades.
“Para este momento especial, os escoteiros fizeram questão de convidar pessoalmente o governador Renato Casagrande, que lamentou a impossibilidade de participar pela viagem ao Egito para participar da COP-27, o prefeito Daniel Santana, o vereador presidente da Câmara Municipal Paulo Fundão, demais parlamentares mateenses, secretários municipais, outras autoridades e também os primeiros parceiros nesta jornada” – detalha.
A tropa pioneira dos Escoteiros Mateenses do Ar, como gostam de ser chamados, está sob a responsabilidade dos voluntários (chamados de chefes) Mariana Morena Nelli, Flaviane Lopes, Rafael Hudson, Vinícius Weider e Gilmar Henriques.
Atividades ocorrem desde março
O chefe escoteiro Gilmar Henriques explica que, embora a cerimônia de abertura ocorra no dia 20 de novembro, as atividades da Seção Autônoma acontecem desde março, quando foi emitida a Autorização Provisória de Funcionamento pela Direção Regional, que tem sede em Vila Velha.
“Neste período, os escoteiros reúnem-se regularmente aos sábados, de 8h30 às 11h30, no Centro de Educação Infantil Municipal São João e no Centro Cultural Araçá, para atividades diversas. O período introdutório é uma fase que conduz à cerimônia de integrações e promessas deste domingo. Nesses meses, os escoteiros do ar organizaram a Hora do Planeta, num documentário/live que envolveu outras unidades escoteiras do Espírito Santo. Também participaram da cerimônia de inauguração da Câmara Municipal, com hasteamento das bandeiras, num fomento à cidadania juvenil”.
Para a cerimônia de domingo, a Seção Autônoma do Ar apresentará oficialmente o seu lenço exclusivo, criado pela escoteira Isabella Lopes Henriques e executado pela designer paulista Laís Lisboa. Para patrono(a), embora tenham sido cogitados personalidades como Padre Antonio Pianca (um dos grandes estimuladores do escotismo em São Mateus e no norte capixaba) e Neil Armstrong, o nome escolhido foi de uma mulher de luta: a inglesa Agnes Baden-Powell.
“À frente de seu tempo, Agnes era irmã do fundador do escotismo, o lendário Robert Baden-Powell (B-P). A convite dele, ajudou a criar o Ramo Lobinho (crianças de 6,5 a 10 anos) e também as famosas Bandeirantes, há mais de um século. Falava 12 línguas, era apaixonada pelas artes e pela ciência, e no campo de aviação de sua família, em Londres, nasceu também o Escotismo do Ar, a modalidade que agora chega ao Espírito Santo” – afirma Gilmar Henriques.
ESCOTISMO EM SÃO MATEUS
Presente em São Mateus desde provavelmente o final da década de 1920, conforme fotografia recentemente encontrada, o escotismo em São Mateus teve como pioneira a Tropa Amâncio Pereira, comandada pelo professor Agenor de Souza Lé, mateense que foi também secretário estadual de Educação em meados do século passado.
E foi o padre Antonio Pianca quem retomou os ideais de Baden-Powell na década de 1960 criando o 7° Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, motivo de orgulho para São Mateus. Aliás, o 7° GE foi Grupo Padrão Ouro em 2019, no período pré-pandemia. Para quem não o conhece, foi o padre Antonio o principal articulador da construção do Estádio do Sernamby, que tinha entre seus propósitos também ser sede dos escoteiros mateenses.
No Estado, conforme o Portal da UEB-ES, “a mais antiga referência conhecida sobre Escotismo foi uma correspondência trocada ente Baden-Powell e o educador e pastor norte-americano Loren Marion Reno, fundador do Colégio Americano Batista de Vitória em 11 de junho de 1915. Assim, adotou-se essa data como o marco inicial do Escotismo Capixaba”.
ESCOTISMO NO MUNDO
Maior organização do Planeta em educação não-formal, o Movimento Escoteiro está ativo atualmente em mais de 200 países e territórios, com aproximadamente 58 milhões de associados registrados no ano corrente.
E nomes famosos já integraram alguma unidade escoteira, desde a fundação em 1907, como Steven Spielberg, Madonna, Neil Armstrong, Rainha Elisabeth II, Paul McCartney, Hergé, Bear Grylls, Barack Obama, Geraldo Alckmin, Bill Clinton, Bill Gates, Michael Jordan, Frei Betto, Harrison Ford, William Hanna e outros.
Na ficção, foram ou são escoteiros personagens icônicos como os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho, Homer Simpson, Indiana Jones, Tintim, Doug e James Tiberius Kirk (capitão da nave estelar USS Enterprise, Star Trek).
Foto do destaque: Divulgação