Pela primeira vez na pandemia, São Mateus foi classificado como risco alto no Mapa de Risco apresentado pelo Governo do Estado na noite desta sexta-feira (7). A nova matriz de risco terá validade a partir de segunda-feira (10) até o dia 16. Com isso, aumentam as restrições para o funcionamento do comércio na próxima semana, que não poderá abrir por mais de 6 horas, de segunda à sexta-feira, ficando proibido de abrir aos sábados.

Na quinta-feira (6), em entrevista coletiva, o governador Renato Casagrande adiantou que algumas medidas para municípios com risco baixo foram estendidas para os classificados para risco moderado, que é o caso de São Mateus até domingo (9). Uma delas é a possibilidade de abertura do comércio aos sábados. No entanto, como o Município recebeu classificação de risco alto, o comércio não terá direito a abrir aos sábados a partir do dia 15 próximo, até que São Mateus seja reclassificado para risco moderado ou baixo.

No centro-norte do Estado, além de São Mateus, também estão incluídos na classificação de risco alto os municípios de Sooretama, Mucurici, Ecoporanga, Águia Branca e Colatina.

Leia também:   Casos ativos de coronavírus caem para 83 em São Mateus

Anchieta, Bom Jesus do Norte, Ibiraçu, Mimoso do Sul, Piúma e Presidente Kennedy complementam a lista dos 12 municípios capixabas que estão classificados em risco alto. Outros 54 estão em Risco Moderado e 12 em Risco Baixo.

MAPA

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 04 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI. No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Leia também:   PM recupera duas motos na zona rural de São Mateus

O governo diz que as decisões adotadas seguem parâmetros técnicos. Mas não explica porque São Mateus foi reclassificado para risco alto, apesar do Município ter um coeficiente de incidência de coronavírus menor do que os outros nove municípios capixabas com mais de 100.000 habitantes.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here