A Secretaria Municipal de Saúde está convocando pais ou responsáveis para procurarem uma unidade de saúde próxima de sua residência e cadastrar as crianças com idade de 5 a 11 anos para receberem a vacinação contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Comunicação reforça que o cadastramento deve ser feito com os agentes de saúde ou técnicos de enfermagem das salas de vacinação.

Secretário de Saúde, Henrique Follador explica que o objetivo é montar um cronograma para a vacinação deste público-alvo no Município. Com as doses de vacina pediátrica que chegaram a São Mateus na semana passada, o secretário afirma que foi possível iniciar, de forma simbólica, a vacinação de 20 crianças de 5 a 11 anos. Realizada no sábado na US-3, a ação contou com a presença do prefeito Daniel Santana.

Coordenadora municipal do Programa de Imunização, Eliene Sampaio adianta que os cronogramas serão montados a partir desse cadastramento. Mas garante que nos cronogramas para a vacinação infantil haverá horários estendidos e ação aos sábados.
Henrique Follador afirma que as aplicações devem começar a partir da quinta-feira (20), seguindo o cronograma que está sendo preparado pela Secretaria de Saúde. “Estamos buscando agilidade no processo porque tem os critérios. Estamos preparando os cronogramas e fazendo a busca ativa desse público que é prioridade” – afirma.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

O secretário adianta que as vacinas para o público infantil serão aplicadas nas salas de vacina nas unidades de saúde.
De acordo com a Prefeitura, na primeira remessa de vacinas, que chegaram na noite de sexta-feira, foram entregues 630 doses para São Mateus.

A vacinação seguirá a seguinte ordem: crianças com deficiência permanente de 5 a 11 anos, crianças com comorbidades de 5 a 11 anos (com laudo médico) e crianças de 11 anos.

 

INTERVALO ENTRE VACINAS
A Secretaria de Saúde explica ainda que a vacina utilizada é a Pfizer/BioNTech de uso pediátrico e não deverá ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. Por precaução, é recomendado um intervalo de 15 dias.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here