Por

Wellington Prado

Repórter

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um aumento de 51,4% nos contratos de internet de banda larga fixa em São Mateus. A Agência detalha que em julho deste ano o Município tinha 10.087 pontos de acesso ativos. No mesmo mês em 2020, eram 6.661.

No dia em que São Mateus comemora os 477 anos de colonização, a Rede TC de Comunicações mostra o avanço tecnológico que o Município experimenta com a conexão à rede mundial de computadores, o que transforma a Rainha do Cricaré numa Cidade Digital e totalmente conectada.

A Reportagem apurou os dados mais recentes, desde 2016. Naquele ano, eram 5.567 contratos ativos, ou seja, a quantidade de residências que possuíam acesso à banda larga. Nos anos seguintes, conforme os dados da Anatel, São Mateus a quantidade de acessos ficou praticamente estabilizada. Até que houve um crescimento expressivo registra a partir de 2020.

 

HOME-OFFICE

Um dos fatores que pode ter levado ao aumento da contratação de internet banda larga fixa durante a pandemia em São Mateus é o crescimento da quantidade de pessoas trabalhando em home-office.

 

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

NOVOS NEGÓCIOS

Outro ponto que também pode ser levado em consideração, e que foi tema de Reportagem da Rede TC em 21 de agosto deste ano, é a abertura de novas microempresas, além da migração e adaptação de negócios na internet.

A Junta Comercial do Espírito Santo registrava naquele mês um aumento de 8,5% na abertura de novas microempresas de 2019 para 2020 em São Mateus. Apenas nos primeiros sete meses de 2021, 189 microempresas já haviam sido criadas.

E em alguns setores dos empreendimentos, é fundamental ter uma internet com maior velocidade.

 

OPERARADORAS

A Anatel registra que até julho deste ano, havia 15 prestadores de serviço de comunicação multimídia, ou provedores de internet de banda larga fixa, registrados no Município. Contudo, os dados não incluem a oferta de internet banda larga da telefonia móvel.

 

Conexões por fibra óptica crescem 132,7% em 5 anos em São Mateus

Além de ampliar a quantidade de contratos ativos de banda larga, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registra um aumento de 132,7% no uso da internet via fibra óptica em São Mateus em um ano. Em julho de 2021, 8.016 contratos eram de fibra óptica. No mesmo mês em 2020 eram 3.445 pontos de acesso.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

Ainda em julho deste ano, os demais contratos eram de internet via cabo metálico –fio telefônico– (1.196), rádio (749) e satélite (126).

Para se ter uma ideia da evolução nos tipos de conexões, em julho de 2020, além da fibra óptica, São Mateus possuía 2.250 acessos por cabo metálico, 801 por cabo coaxial –mesmo utilizado no fornecimento da TV a cabo–, 143 via rádio e 22 por satélite.

 

Arte: Rede TC de Comunicações
Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

 

MIGRAÇÃO

Os dados obtidos com a Anatel demonstram uma migração da internet banda larga em São Mateus, principalmente da linha telefônica para a fibra óptica. Em 2016, predominava no Município a internet por cabo metálico, com 4.668 acessos. Naquele ano, apenas 243 eram de fibra óptica.

Atualmente, conforme demonstrado nesta Reportagem, a preferência do consumidor mateense inverteu. São 8.016 contratos de fibra óptica contra 1.196 por linha telefônica.

A fibra óptica chegou a São Mateus por intermédio da Petrobras no início dos anos 2.000 e era utilizada naquela época apenas pela estatal. Depois ela foi ampliada para outras empresas e finalmente chegou às residências.

Leia também:   São Mateus lança nesta quinta programa de regularização de fluxo escolar

 

Internet gratuita deve chegar primeiro na zona rural e na periferia

Criando um ambiente digital e possibilitando mais acesso da população à internet na zona rural e periferia, a Prefeitura de São Mateus planeja implantar o Programa Praça Digital. Atualmente, um projeto piloto, dentro do programa federal Wi-Fi Brasil, já oferece internet gratuita por fibra ótica em Nova Lima.

Secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Hassan Rezende detalha que na localidade, o sinal de internet abrange um raio de 200 metros, incluindo a praça da comunidade, unidade de saúde e escola.

 

Objetivo é de expansão do Programa Praça Digital em São Mateus a partir de 2022.
Foto: Rafael Neddermeyer-FotosPúblicas/Divulgação

 

Com previsão no Plano Plurianual (PPA), incluída pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, Hassan tem perspectiva de que já a partir de 2022 o Programa Praça Digital comece a ser implantado em mais comunidades rurais e também em bairros mais carentes.

Dentro do ambiente de Cidade Digital, Hassan ressalta que todas as escolas da rede municipal de ensino já possuem internet de banda larga fixa para uso de professores e demais servidores.

 

Foto do destaque: Altis/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here