No segundo Dia D de mobilização para vacinação contra sarampo e influenza, foram aplicadas quase 2 mil doses de vacinas em São Mateus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização aconteceu no sábado com objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Município.

Secretário de Saúde, Henrique Follador afirma que, mesmo com o comparecimento, a porcentagem da cobertura vacinal ainda permanece abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. “Foram 1.912 doses de vacinas aplicadas. Considero que foi proveitoso. Mas a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário” – reforça.

De acordo com Follador, até o momento o Município vacinou 13.434 pessoas contra a influenza, o que representa 30,36% do público-alvo, composto por crianças, idosos e profissionais da saúde. As doses de influenza alcançaram a seguinte cobertura vacinal: idosos (48,01%), trabalhadores da saúde (35, 31%), gestantes (15,93%), puérperas (13,17%), crianças (36,20%) e professores (8,38%).

Henrique ressalta que a vacina contra o sarampo (tríplice viral) foi aplicada em 2.867 crianças de seis meses de idade a menores de 5 anos, o que representa 32,02% do público-alvo imunizado. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças.

Leia também:   Defesa de Daniel entrará com recurso no TSE sobre tramitação de processo e aponta decisão favorável do STF

“Precisamos que a população esteja ciente da importância da vacinação e procure as salas de vacinas do Município para atualizarem seus cartões vacinais. As vacinas são de extrema importância para reduzir acometimentos da doença na população, assim como suas formas graves, além de previne até mesmo óbitos naqueles pacientes que são mais suscetíveis” – complementa.

 

COVID

Ainda no Dia D as salas de vacinação do Município também aplicaram doses de vacina contra a covid para todos os públicos.

Follador destaca que a cobertura vacinal contra a covid em crianças entre 5 e 11 anos ainda é pequena em São Mateus. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 56% deste público-alvo tomou a primeira dose da vacina no Município. Além disso, a segunda dose foi aplicada em apenas 31% das crianças.

“Mesmo com a oferta da vacina nas unidades de saúde e na Policlínica Municipal (US-3), a procura por parte da população está baixa”, reforça.

O secretário aproveita a convoca a população a procurar as salas de vacinas para que a cobertura vacinal contra sarampo, influenza e covid seja alcançada no Município.

Leia também:   São Mateus regulamentará a política de educação especial, afirma Prefeitura

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here