Apesar do momento econômico difícil provocado pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito Daniel Santana avalia que “São Mateus está dando um grande salto de desenvolvimento econômico e social”.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações no momento que se comemoram os 477 anos de colonização do solo mateense, Daniel afirma que vem lutando todo dia para que o desenvolvimento caminhe junto com a justiça social.

“O crescimento de um Município tem que fazer a diferença para as pessoas que moram, por exemplo, no Village, no Jambeiro, no Aroeira, na zona rural, pois é na periferia que estão as pessoas que mais precisam do poder público” – frisa o prefeito.

“Só quem já foi e é da periferia sabe a diferença que faz quando um governo é voltado para os mais humildes. E o nosso governo é assim: trabalhamos para ajudar quem mais precisa. Temos avançado muito nessa missão graças a Deus e às parcerias do Governo do Estado, do Governo Federal, e da união com o Poder Legislativo Municipal” – complementa.

 

EMPREENDEDORISMO

O prefeito considera como destaques da administração a organização do polo industrial no Bairro São Benedito (Rodocon) e o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae e a Aderes. “Os empresários estão procurando São Mateus, pois têm mais confiança no retorno do investimento. Enfrentamos com coragem e determinação diversos problemas deixados por gestões passadas, saneamos e modernizamos a máquina pública e hoje somos um dos Municípios com contas e informações mais transparentes do Brasil, de acordo com a Controladoria Geral da União” – enfatiza.

Leia também:   Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz e agregará valor à cadeia produtiva local

Daniel Santana destaca que mecanismos como o polo industrial e a Sala do Empreendedor já foram responsáveis pela abertura, em plena pandemia, de 783 novos empreendimentos no Município, entre empresas, microempresas e microempreendedores individuais, o MEI.

“A Sala do Empreendedor atende de forma especial os microempreendedores individuais que são os que mais precisam do Poder Público. O ganho social e econômico disso é enorme. E estamos em negociações avançadas com dezenas de grandes e médias empresas que queremos anunciar em breve. Isso sem falar na Petrocity e seu complexo portuário, que está avançando para consolidar a instalação”.

 

 

GESTÃO DA PANDEMIA

São Mateus é o sétimo Município mais populoso do Espírito Santo e o décimo em número de casos confirmados de covid-19. O prefeito Daniel Santana destaca que, logo no início da pandemia, reuniu as equipes e traçou um plano estratégico de enfrentamento, que considera como determinante para que o Município tivesse um número de casos confirmados per capita menor do que a média estadual.

“Lembro muito bem o que disse na ocasião: A nossa missão é salvar vidas. E com essa ideia na cabeça, de que a nossa luta é pela preservação da vida, prevemos o pior cenário, torcemos pelo melhor, e enfrentamos o que foi vindo. Muitos ficaram pelo caminho, familiares, amigos, amigos dos amigos, gente que estava aqui ao nosso lado lutando com a gente. Muito triste” – lamenta.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

“Nossas equipes se mantiveram focadas, apoiando esses nossos heróis da Saúde, pois podemos chamá-los assim. O apoio constante do Governo do Estado e Governo Federal e a dedicação integral da Gestão foi o que tornou possível atuarmos em todo o Município levando testes, máscaras e vacinas. Estamos fazendo o nosso melhor, pois só quem perdeu um ente querido para esse vírus sabe o que é não poder nem se despedir, prestar uma última homenagem àquele que tanto amou. Mas a pandemia não acabou e continuamos na luta com a mesma determinação” – alerta.

 

 

MAIS INVESTIMENTOS

O Governo do Estado realizou a duplicação de parte da Rodovia Othovarino Duarte Santos, que dá acesso a Guriri. Agora deve fazer a duplicação das pontes sobre o Córrego Pedra D’Água e o Rio Preto. Entretanto, permanecem gargalos no tráfego de veículos, sobretudo no trecho compreendido entre a ponte sobre o Rio Mariricu e a área central do balneário.

E para articular uma solução para o restante da duplicação da rodovia, o prefeito Daniel Santana recebe em São Mateus no dia 25 a visita do governador Renato Casagrande, onde espera poder incluir a obra na pauta de reivindicações.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

“O governador Renato Casagrande é um ‘parceiraço’ de São Mateus e tem nos prestigiado com obras importantes. Inclusive deve vir ao Município anunciar obras de infraestrutura e que vão fazer grande diferença na vida do nosso povo. Também temos grandes parceiros em Brasília, como a senadora Rose e o deputado federal Da Vitória, entre tantos outros, que sempre nos atendem quando mais precisamos. E essa duplicação está na pauta de reivindicações, pois Guriri não é a praia só de São Mateus, é de todos os capixabas, dos mineiros, baianos, e por aí vai. Guriri é cada dia mais internacional e o turismo na Ilha é uma das maiores indústrias a céu aberto do Espírito Santo. E essas melhorias, resolveriam o gargalo no tráfego, atrairiam mais turistas, gerariam mais emprego e mais renda para todos” – conclui o prefeito.

 

Foto do destaque: Divulgação

2 COMENTÁRIOS

  1. Que piada, não sabe o que esta falando e nem sabe o que e desenvolvimento economico.
    Quantos moradores estão indo embora da cidade devido a bagunça e desrespeito que é essa administração….nem com o falecido Amocim Leite a cidade era tão abandonada, tenho pena de quem escolheu esse “cidadão” para governar a cidade.

  2. “São Mateus, minha cidade, como é lindo o teu luar, quem partiu leva saudade e de saudade a de voltar. a letra dessa musica linda não faz justiça a cidade que moramos nela hoje são mateus. Quando olhamos para o passado não vemos um presente em desenvolvimento e nem um futuro promissor.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here