Já estão em São Mateus duas das três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que irão atuar em 11 municípios da área da Superintendência Regional de Saúde do Norte do Espírito Santo.

Conforme a Sesa, com a entrada em funcionamento do Samu em São Mateus –que atenderá outros 10 municípios–, todos os 14 municípios da região norte de saúde serão contemplados com a expansão do serviço.

O prefeito Daniel Santana e o secretário de Saúde Henrique Follador participaram do ato de entrega dos veículos, que aconteceu na quinta-feira (19). De acordo com o secretário a previsão é de que o serviço comece a funcionar a partir de 15 de dezembro.

Além de São Mateus, serão beneficiados os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão. “O investimento contará com o cofinanciamento de custeio e investimento anual de aproximadamente R$ 8,7 milhões, entre Estado e municípios, conforme o Decreto Nº4548-R” – explica a Secretaria Estadual da Saúde.

Leia também:   Isael propõe articulação para revitalizar praça de Nova Lima

Conforme a Sesa, com a entrada em funcionamento do Samu em São Mateus –que atenderá outros 10 municípios–, todos os 14 municípios da região norte de saúde serão contemplados com a expansão do serviço.

Desta forma, pelo Consórcio Público da Região Norte (CIM-Norte), que inclui São Mateus, serão 11 municípios. E pelo Consórcio CIM-Noroeste, mais três, o que garante a implantação do serviço em todos os 14 municípios da área da Superintendência Regional de Saúde Norte.

“São Mateus irá dispor de três ambulâncias, sendo duas básicas e uma avançada, que ficarão à disposição da população” – ressalta Henrique Follador, acrescentando que o terceiro deve ser entregue em breve no Município.

O edital de contratação da equipe técnica foi encerrado na quinta-feira. O secretário detalha que o próximo passo é concluir o processo de seleção dos profissionais que atuarão no Samu 192.

“O serviço é gratuito e funciona 24 horas por meio da prestação de orientações e do envio de ambulâncias com equipe capacitada para socorro às vítimas”, explica Follador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here