O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) registrou ontem que a salinização do Rio Cricaré chegou a 1.000ppm –partes por milhão– de cloreto de sódio na altura do Bairro Jambeiro. O local estava sendo utilizado pela autarquia para captação de água em caminhões-pipa.

Desde o início do mês, além de acionar os poços artesianos na Avenida Cricaré e os demais profundos perfurados na cidade, o Saae também colocou caminhões para buscar água e abastecer a estação de tratamento localizada no Bairro Boa Vista. Ainda assim, há relatos de falta d’água em alguns bairros.

A captação no ponto tradicional do Saae, no Bairro Porto, está interrompida desde o dia 30 de setembro. No local, o Saae já registrou teor de salinização de 3.000ppm.

Na estação de tratamento, a água que caminhões-pipa deixam no local é misturada com água de seis poços localizados na Avenida Cricaré. Após tratamento, a água é distribuída aos bairros centrais da Cidade como Boa Vista, Ideal e Centro.

O diretor interino do Saae, Antônio Carlos Luiz de Souza, o Tonyko, frisa que, com a mistura, a água que abasteceu as casas ontem estava com teor de salinização de 130 ppm, dentro do limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 250ppm.

Leia também:   Mãe tenta impedir o filho de agredir o próprio pai e é golpeada com enxada em Rio Bananal

Tonyko detalha que, junto com o prefeito em exercício Ailton Caffeu, esteve numa fazenda às margens do Rio Cricaré ontem, mais acima do Bairro Jambeiro, após o Bamburral, estudando um local para fazer a captação de água com caminhões-pipa. Ficou acertado que os técnicos do Saae fariam levantamentos no local à tarde para montar a estrutura de captação no local, onde a salinização estava ontem em 90ppm.

OUTROS BAIRROS

Tonyko destaca que os bairros periféricos estão sendo abastecidos com água dos poços artesianos profundos. Ontem, 14 dos 15 já perfurados estavam funcionando. O diretor interino do Saae explica que o poço do Bairro Aviação teve uma bomba queimada e estava sendo

trocada por uma nova. A perspectiva é de que até esta sexta-feira esse poço volte a bombear água para as residências.

Toniko relata que o prefeito em exercício Aílton Caffeu conseguiu com o Governo do Estado a construção de cinco poços emergenciais. Contudo, o diretor interino frisa que o Saae já possui estudos geológicos e encaminhará os documentos ao Governo com o objetivo

Leia também:   Polícia Militar flagra homem com buchas de maconha em São Mateus

de agilizar o processo para a perfuração dos novos poços.

DRAMA

Com o avanço da cunha salina afetando o sistema de abastecimento de água potável em São Mateus, muitas famílias têm buscado novamente as biquinhas da Cidade. De acordo com relatos, a água fornecida pelo Saae chega aos imóveis de forma fraca, sem força, por exemplo, para alcançar residências mais altas em prédios.

CONCEIÇÃO DA BARRA

A Reportagem entrou em contato com a Cesan em busca de informações sobre o abastecimento de água em Conceição da Barra, visto que normalmente a água é captada no Rio Cricaré, no Bairro Jambeiro, em São Mateus, onde ontem o Saae registrou salinidade acima do recomendado pela OMS para consumo humano. A Assessoria de Comunicação disse que estava apurando a demanda, mas a resposta não foi recebida pela Reportagem até o fechamento desta matéria.

 

Foto de destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here