O prefeito Daniel Santana confirmou que vestígios de óleo foram recolhidos no Rio Cricaré e encaminhados para análise em uma empresa especializada em Vitória. Em entrevista exclusiva à Rede TC no início da noite desta segunda-feira (11) no gabinete dele na sede administrativa da Prefeitura, Daniel afirmou que vai a Brasília nesta terça-feira (12), numa articulação com a senadora Rose de Freitas, em busca de R$ 55 milhões junto ao Governo Federal. O prefeito disse que o dinheiro é para perfurar mais 20 poços artesianos profundos na Cidade e para mudar a captação de água bruta no Rio Cricaré, que atualmente é feita no Bairro Porto, para o Jambeiro.

O prefeito Daniel lembrou que a retirada do Município dos fragmentos de óleo recolhidos no litoral mateense está por conta da Marinha do Brasil. -Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Mateus (Saae), Renê Michel Kherlakian disse que a salinização no ponto de captação de água da autarquia no Rio Cricaré já atingiu o pico de 1.110 ppms na maré alta, e que, atualmente, a estação está captando água no rio apenas durante quatro horas por dia. Ele salientou que, se confirmada a contaminação no rio pelo óleo, o abastecimento ficará apenas por conta dos 15 poços artesianos perfurados pela Prefeitura.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

Renê frisou que, por enquanto, os poços dão conta do abastecimento, mas lembrou que é preciso a população economizar o que puder no consumo de água, e que também é crucial a perfuração de mais poços artesianos na Cidade. Mesmo assim, o diretor afirmou que a situação “é mesmo preocupante”.

Daniel elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido pelas equipes da Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de outros órgãos municipais, estaduais e federais. -Foto: Secom-PMSM/Divulgação

ÓLEO RECOLHIDO

Daniel elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido pelas equipes da Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de outros órgãos municipais, estaduais e federais. Ele salientou que as equipes estão trabalhando para manterem as praias limpas e que até o momento já foram retirados vestígios de óleo suficientes para preencher seis tonéis de 200 litros. O prefeito frisou que os fragmentos de óleo recolhidos estão misturados a areia além de material usado na remoção, como luvas e outros utensílios plásticos, garrafas, sacolas, etc. O prefeito lembrou que a retirada deste material do Município está a cargo da Marinha do Brasil.

Leia também:   PRF recupera em Cariacica carro roubado em São Mateus

TURISMO

Com a proximidade do feriadão da Proclamação da República, o prefeito Daniel Santana garantiu que as equipes irão atuar para manter as praias limpas e que, se o litoral capixaba não for atingido por uma grande quantidade de óleo, não será preciso interditar nenhuma praia. De acordo com ele, nesta semana, as equipes estão atuando na retirada de vestígios de óleo a partir das 6h (Marinha do Brasil), e das 7h (da Prefeitura).

FECHAMENTO DE FOZES

O prefeito salientou que a foz do Rio Mariricu, fechada no sábado (9), foi reaberta pela força da maré alta e, por este motivo, iniciou uma nova operação para fechamento do local. Ele frisou que, agora, estão sendo usados grandes sacos de areia, chamados de bag, para evitar que as fozes sejam reabertas pela força das ondas. Daniel frisou ainda que, além de Barra Nova, também está sendo fechada a foz em Barra Seca.

No sábado, estiveram em São Mateus o comandante do 1º Distrito Naval da Marinha no Rio de Janeiro, almirante Rocha, o comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, capitão Silvio, o comandante das tropas da Marinha no norte capixaba, capitão Gervilhe, além do superintendente do Ibama no Espírito Santo, Diego Libardi. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

MARINHA

No sábado, estiveram em São Mateus o comandante do 1º Distrito Naval da Marinha no Rio de Janeiro, almirante Rocha, o comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, capitão Silvio, o comandante das tropas da Marinha no norte capixaba, capitão Gervilhe, além do superintendente do Ibama no Espírito Santo, Diego Libardi. Entre outras ações, eles participaram de uma entrevista coletiva junto com o prefeito Daniel Santana e secretários municipais que atuam na limpeza das praias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here