O Centro Educacional Castelinho Encantado inaugurou uma nova sala, diferente das convencionais, onde os alunos do ensino integral bilíngue têm autonomia na construção do conhecimento. O diretor Rodrigo Simão Miranda detalha que a sala é utilizada no contraturno das aulas convencionais, com disciplinas nas áreas de Inglês, Português e Matemática.

A sala tem arquitetura moderna, para deixar o ambiente aconchegante aos alunos, com teto rebaixado. A iluminação é especial, as paredes são cinzas, ambientadas com elementos da cultura brasileira e inglesa. É climatizada e equipada com móveis de cores alegres, quadro principal, quadro móvel, caixa de som no teto, datashow, livros para pesquisas imediatas, jogos e outros materiais lúdicos, púlpito e computador.

Rodrigo salienta que todo aconchego e conforto estão atrelados à dinâmica de aprendizado. “Os estudantes não perdem as aulas convencionais e ganham, no contraturno, o reforço de uma aprendizagem onde eles aprendem e ensinam entre si. Esta dinâmica permite aos alunos uma oportunidade de autonomia no conhecimento e de troca de aprendizado, além de proporcionar um maior desejo deles de estudarem” – reforça.

Leia também:   São Mateus lança nesta quinta programa de regularização de fluxo escolar

O Centro Educacional Castelinho Encantado está localizado na Rua Carvalho, 15, Bairro Jackeline. Os telefones de contato são os seguintes: 3763.5934 (secretaria), 9.9751.1976 (educação infantil) e 9.9527.6599 (ensino fundamental).

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A sala de aula é utilizada por estudantes de turmas variadas do ensino fundamental I. “Ou seja, caso estudem nas turmas normais à tarde, pela manhã têm o aprendizado na nova sala”. Rodrigo explica que a metodologia utilizada no integral bilingue é fundamentado no Problem Based Learning (PBL), um aprendizado baseado em resolução de problemas. “Este método está ligado a construção de projetos. A gente constrói um projeto pedagógico para cada criança, individualizado, e dentro dele tem situações coletivas e outras situações bem especificas para ela” – sustenta.

Rodrigo detalha ainda que os alunos do integral bilíngue chegam à sala não convencional às 7h e têm tutoria para dever de casa. Às 7h30, aula de Inglês mais teórica. Às 8h20, os estudantes têm aula de Inglês mais lúdica, através da arte. Às 9h20 é a vez do lanche e banho. Em seguida, às 10h10, têm aula de Português com Lectoescritura nas segundas e quintas-feiras, Lógica com jogos e estratégias nas terças-feiras, e Matemática, também com jogos e estratégias, nas quartas e sextas-feiras.

Leia também:   Kombiteca celebra Dia do Livro com peça teatral em Jaguaré

As atividades são acompanhadas por ao menos dois professores. Pela manhã, as atividades são finalizadas com almoço e, à tarde, aulas convencionais com os demais alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here