Parceria

Rede TC
FVC

VIGILÂNCIA LABORATORIAL

O diagnóstico laboratorial considerado padrão ouro para a identificação do novo coronavírus (2019-nCoV), agora denominado Sars-CoV-2, continua sendo a RT-PCR em tempo real. Esse exame é realizado nos Centros Nacionais de Influenza (NIC, sigla em inglês para National Influenza Center), que são referências para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

A referência para o Espírito Santo é o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial para o Sars-CoV-2 é a pesquisa de Influenza e outros vírus respiratórios. Esses exames compõem a vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave e da Síndrome Gripal em unidades sentinelas e, no Espírito Santo, é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-ES) e, de forma complementar, nos NIC (Fiocruz/RJ).

Procedimentos para Diagnóstico Laboratorial

Deve ser realizada a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinados (nasal/oral) ou ainda amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar, de todos os casos que se enquadrem nos critérios de suspeição clínico e ou epidemiológico.

Leia também:   Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

A coleta, que independe do início do tratamento, deve ser realizada até o 14º dia do início dos sintomas. É necessário coletar uma amostra por paciente. A amostra será encaminhada com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde será aliquotada. Uma das alíquotas será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra alíquota será enviada para análise de metagenômica. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. A amostra deve ser mantida refrigerada (4-8ºC) e encaminhada ao Lacen, em até 48 horas.

A amostra deve ser encaminhada ao Lacen, após o cadastramento no Sistema de Gerenciamento do Ambiente Laboratorial (GAL). Utilizar a pesquisa para Influenza para realizar cadastramento no GAL. A amostra deve vir acompanhada da ficha de notificação para casos suspeitos de novo coronavírus (Covid-19).

A amostra que chegar sem a respectiva ficha poderá não ser processada. Para solicitação dos kits de coleta de amostras de nasofaringe, contatar o Lacen. Os kits serão disponibilizados em até 24 horas após o recebimento da solicitação. Para consulta aos resultados, a unidade demandante deverá acessar o Sistema GAL com login e senha da própria unidade.

Leia também:   Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

_________________________

* Com informações do Governo do Espírito Santo ! Plano Estadual de Prevenção e Controle do Sars-CoV-2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here