O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está monitorando o ponto de captação de água bruta no Rio Cricaré de hora em hora, conforme explicou o diretor Renê Michel Kherlakian. Em entrevista à Rede TC na tarde desta segunda-feira (15), ele disse que o Saae continua utilizando 13 poços artesianos profundos e mais três poços localizados na Avenida Cricaré no abastecimento de água potável na Cidade. De acordo com o diretor, a manutenção dos poços está em dia. Deste modo, afirma que não há possibilidade de ocorrer problemas no abastecimento, principalmente durante o Verão, e informa que pretende deixar todos os 15 poços artesianos operacionais em breve.

Renê acrescenta que dos 15 poços 13 estão funcionando e dois passam por manutenção. Um necessita de melhoramento na rede elétrica e outro teve manutenção agendada para sexta-feira (19). “Nós acompanhamos esses poços desde novembro do ano passado. Fazíamos o monitoramento do rio de duas em duas horas e, agora, estamos passando para hora em hora. Então sabíamos que ao longo dos meses, que essa salinidade veio numa crescente, não numa curva muito acentuada, mas nós sabíamos que ia acabar salinizando. Então, a gente fez a manutenção desses poços ao longo dos meses” – frisou.

Leia também:   Um ferido em acidente com moto em São Mateus

Conforme o diretor, o Saae interrompe a captação no Rio Cricaré quando é percebida salinidade na água entre 220 e 230 PPM. Nesta segunda, ele disse que a interrupção ocorreu às 11h. “É considerado água potável até 250 PPM. Logicamente o nosso tratamento não tira sal. O que é captado é enviado para as casas. Se capta com 100 PPM, então vai com 100 PPM para as casas. O que não pode é eu bombear água acima dos 250 PPM”. Renê Michel detalhou que a água captada no rio é misturada a de três poços na Avenida Cricaré. A água dos 13 poços profundos é lançada diretamente na rede de distribuição da autarquia.

O diretor lembrou que no Verão 2017-2018 o Saae operou com 15 poços artesianos profundos que deram conta do abastecimento. Ele disse que espera poder fazer o mesmo nesta temporada, quando o consumo de água aumenta na Cidade. “Vamos torcer para que chova e pedir para a população racionar a água, não lavar piso, carros e calçadas. Sabendo usar, não vai faltar água para o abastecimento” – complementa.

Leia também:   Investigado por homicídios em São Mateus é preso na Bahia

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here