Escritor, roteirista e poeta, M. R. Terci lembra que, quando era apenas um guri, os filmes de terror na tevê eram assustadores e fascinantes. “À noite, todos esses filmes me levavam a crer que havia alguma coisa espreitando no escuro do meu quarto. Minha imaginação dava voltas! Mas com o passar do tempo, à medida que fui confrontando esses temores, fui me apaixonando por eles. O fascínio então virou minha grande paixão” – comenta o artista.

Em mensagem à Rede TC, ele salienta que nenhum outro gênero oferece a mesma antecipação misteriosa. “O cinema é nosso lugar comum, é o quarto escuro onde nós, guris e gurias, nos reunimos para ver nossa imaginação coletiva dando voltas na grande tela”.

Atualmente, as obras do horror estão entre os livros mais vendidos, as maiores arrecadações de bilheteria e os picos mais altos de audiência em tevês e plataformas de streaming. “O fascínio virou romance e, hoje em dia, o horror é o mais universal dos gêneros”.

Pensando nisso, M. R. Terci idealizou uma lista de filmes que, significantemente, representam a universalidade do gênero. Confira. Concorde, ou discorde!

A lista a seguir foi elaborada por M. R. Terci. -Foto: Divulgação

A LISTA

  1. Aterrorizados (Aterrados, Argentina, 2017), de Demian Rugna – Um conceituado grupo de pesquisadores paranormais é chamado por um delegado de polícia para investigar estranhos eventos que assolam um bairro de Buenos Aires. Eles conseguirão resolver o mistério antes que esse terrível mal destrua a existência humana?
  2. O enigma do outro mundo (The thing, EUA, 1982), de John Carpenter – Antártica, inverno de 1982. Numa remota estação no gelo, estão 12 cientistas que observam com espanto um helicóptero norueguês invadir o espaço aéreo da estação e tentar de todas as formas matar um cão desgarrado de sua matilha. Um enigma biológico que pode prenunciar a mais devastadora e ameaçadora invasão contra o Planeta Terra.
  3. O caçador de trolls (Trolljegeren, Noruega, 2010), de André Øvredal – Enquanto investigam denúncias de extermínio de ursos no norte do país, três estudantes de jornalismo acabam descobrindo a existência de criaturas lendárias sendo mortas por um homem a pedido do governo norueguês.
  4. O grito (Ju-on, Japão, 2002), de Takashi Shimizu – No Japão, dois terríveis espíritos vingativos assombram, atormentam e matam qualquer um que entre na casa onde eles morreram: Kakayo, uma mulher assassinada pelo marido, e seu filho pequeno, Toshio.
  5. O orfanato (El orfanato, México, 2007), de Juan Antonio Bayona – Laura cresceu em um orfanato. Após seu casamento, ela adota Simón. Os três passam a morar na antiga casa que servia como orfanato. Depois que Simón desaparece misteriosamente, Laura começa a ouvir vozes. Ela acredita que podem ser vozes de espíritos, e são os únicos que podem ajudá-la a encontrar seu filho.
  6. Suspiria (Suspiria, Itália, 1977), de Dario Argento – Suzy é uma jovem americana que chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranha e perturbadora, acaba surpreendendo a garota. Aos poucos a jovem vai descobrindo que o local já pertenceu a uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.
  7. REC (REC, Espanha, 2007), de Jaume Balagueró – Uma jornalista e seu cinegrafista acompanham e filmam, do lado de dentro de um edifício em quarentena, o surto de uma doença incontrolável que transforma humanos em canibais perversos.
  8. Deixe ela entrar (Låt den rätte komma in, Suécia, 2008), de Tomas Alfredson – Oskar é um menino sueco de 12 anos, que sofre bullying na escola. Quando se apaixona pela vizinha Eli, ele ganha forças para lutar, mas descobre que a menina tem um segredo.
  9. A casa que Jack construiu (The house that Jack built, Dinamarca, 2018), de Lars von Trier – Em um período de doze anos, Jack é um ardiloso assassino em série de mulheres que tem um único objetivo sangrento a cumprir: executar o crime perfeito, sem deixar nenhum tipo de rastro, enquanto constrói a casa perfeita.
  10. Espíritos – A morte está ao seu lado (Shutter, Tailândia, 2004), de Banjong Pisanthanakun – Depois de atropelar uma jovem, Jane e seu namorado fotógrafo começam a ver uma figura sombria em suas fotos. Preocupada, Jane descobre que ela é uma ex-colega de Tun e desvenda um segredo chocante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here