São Mateus – Cinco estudantes da Escola Estadual Pio XII identificados com indícios de altas habilidades desenvolvem, entre outras atividades, um projeto de robótica, em parceria com o Ifes de São Mateus. A ação teve início em abril e o grupo já participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, em agosto, apresentando um robô seguidor de linha.

O projeto de robótica é desenvolvido por Alice Felipe Lopes (14 anos, do 9° ano do ensino fundamental), Guilherme de Paula da Paixão (14, 8° ano), Eduardo Vicente Somerlate (15, 9° ano), João Mário Fagundes Demoner (15, 9° ano) e Pietro Dias de Proença (11, 5° ano).

Empolgados, Eduardo, Guilherme e Alice querem seguir os estudos na área de robótica.

De acordo com as professoras Leandra do Rosário Américo Santiago e Zenilda Colonna, da Sala de Recursos da Escola Pio XII, os educadores do cotidiano identificam os alunos que apresentam indícios ou se intitulam de altas habilidades na sala de aula e eles passam a ser assistidos em horário inverso do estudo normal, uma vez por semana.

O grupo é atendido às segundas-feiras na sala de recursos, e, com a participação de professores de todas as disciplinas, são feitos diagnósticos regulares para identificação das áreas em que se desenvolvem mais e onde encontram dificuldades no aprendizado. Com os resultados, nas áreas que demonstram interesses são buscados parceiros. Além do projeto de robótica, há outros em andamento, como em música.

A professora Zenilda explica que o projeto de robótica, com o Ifes, nasceu justamente pelo interesse dos alunos na área. Os estudantes frequentam o laboratório do campus uma vez por semana, para desenvolver a prática com o professor Cristiano Tavares, que coordena o projeto e encaminha as diretrizes teóricas para os trabalhos na Sala de Recursos da Escola Pio XII. A professora Leandra reforça que enxerga os alunos empolgados e animados, dispostos a fazer qualquer coisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here